Green Future-AutoMagazine

Nascimento de uma rede de carregamento rápido na América do Norte

Seis grandes fabricantes de automóveis – Stellantis, BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia e Mercedes-Benz Group – estão a unir forças para criar uma rede de carregamento de alta potência na América do Norte. A iniciativa, resultado de uma joint venture, planeia implantar mais de 30.000 pontos de carregamento até ao final do ano.

Esta rede, cujo objetivo é tornar o carregamento de veículos elétricos mais conveniente e acessível, será baseada no CCS (Combined Charging System) ou no NACS (North American Charging Standard). Os postos de carregamento serão alimentados exclusivamente por energias renováveis, em conformidade com os compromissos de sustentabilidade da empresa comum.

Para além da comodidade, a rede proporcionará aos utilizadores de veículos elétricos um ambiente confortável, incluindo instalações como casas de banho, espaços para refeições e até lojas. O objetivo não é apenas acelerar a transição para os veículos elétricos, mas também tornar esta rede o principal operador de carregamento rápido na América do Norte.

A instalação dos primeiros postos está prevista para o verão de 2024 nos Estados Unidos, seguindo-se o Canadá numa fase posterior. Oliver Zipse, CEO do BMW Group, destaca a importância da acessibilidade ao carregamento rápido para impulsionar a mobilidade elétrica na América do Norte. Para Ola Källenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz, o carregamento rápido é um elemento vital na experiência do veículo elétrico, tornando-a mais conveniente.

Toshihiro Mibe, CEO da Honda, vê a criação destes serviços como uma oportunidade para os fabricantes de automóveis proporcionarem experiências de utilização excepcionais. Carlos Tavares, Diretor Executivo da Stellantis, sublinha a importância de uma rede de carregamento robusta para garantir a liberdade de mobilidade, especialmente na medida em que se procura a neutralidade carbónica.

É importante referir que muitos destes fabricantes já estão envolvidos em projetos semelhantes na Europa, como a rede Atlante da Stellantis e a rede Ionity, promovida pelo BMW Group, Mercedes-Benz Group e Hyundai.