Green Future-AutoMagazine

Siemens fornece 175 carregadores elétricos made in Portugal para estações de serviço em França

A Siemens, em parceria com a ENGIE Vianeo, forneceu 175 carregadores elétricos produzidos em Portugal para estações de serviço de autoestradas em França. A ENGIE Vianeo, em conjunto com as suas subsidiárias ENGIE Solutions e SSEC, escolheu as tecnologias Siemens para equipar 64 áreas de serviço em auto-estradas francesas com carregadores de veículos elétricos de última geração. A rede inclui um total de 320 carregadores de alta potência, 175 dos quais são fabricados na unidade de produção da Siemens em Corroios, Portugal.

Os novos postos de carregamento oferecem uma potência modular de 160 kW a 300 kW, permitindo um carregamento até 80% em apenas 20 minutos. Cada estação distribui dinamicamente a carga entre dois veículos em simultâneo e está equipada com um ecrã de 24 polegadas para otimizar a experiência do utilizador. Além disso, os carregadores têm uma eficiência superior a 95,5%, o que ajuda a otimizar os custos de energia.

Didier Liautaud, Diretor-Geral da ENGIE Vianeo France, declarou: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Siemens neste projeto. O reforço da rede de postos de carregamento em França é fundamental para a construção da mobilidade do futuro, em que os veículos elétricos serão cada vez mais utilizados. Devido à sua capacidade técnica e ao seu compromisso com a descarbonização, a Siemens é o parceiro ideal para este projeto”.

Esta iniciativa está em linha com o crescimento sustentado do mercado da mobilidade elétrica em França, onde quase 200.000 novos veículos elétricos foram registados em 2022, representando um aumento de 26% em relação a 2021. A Siemens está a responder a estes desafios com soluções escaláveis e interoperáveis para infraestruturas de carregamento de veículos elétricos.

A Siemens estabeleceu em Portugal um ecossistema de mobilidade elétrica que inclui produção, investigação e desenvolvimento, bem como um centro de competências para vendas e serviços. A maioria dos carregadores elétricos produzidos em Portugal tem sido exportada para vários países do mundo, incluindo Alemanha, França, Itália, Suécia e Espanha, entre outros.

Com este projeto, a Siemens contribui para a expansão da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em França, apoiando a transição energética e ambiental do país.