A Polestar, conhecido fabricante de veículos elétricos, está a lançar o Truth Bot, uma iniciativa inovadora nas redes sociais para esclarecer a desinformação relacionada com as alterações climáticas, especialmente no contexto da indústria automóvel.
O Truth Bot, desenvolvido na antiga plataforma Twitter, surge no meio de uma onda crescente de desinformação ambiental nas redes sociais. Os cientistas alertaram para o aumento dos “bots negacionistas do clima”, enquanto as Nações Unidas manifestaram a sua preocupação com o facto de a desinformação estar a impedir a tomada de medidas urgentes para garantir um futuro sustentável. Um relatório da Climate Action Against Disinformation classifica o X, a antiga plataforma do Twitter, como a menos eficaz das cinco principais redes sociais para travar a propagação da desinformação.
Fredrika Klarén, Head of Sustainability da Polestar, comenta: “A utilização incorreta e deliberada de dados climáticos é incrivelmente prejudicial. Especialmente agora, neste período que antecede a COP28, onde se confundem os factos reais e a ficção.
“Acreditamos que fazer o oposto – uma utilização verdadeira dos dados científicos – poderá funcionar como uma ferramenta poderosa para ajudar a orientar a ação climática. Encorajamos a que se juntem a nós na divulgação desta ideia nas plataformas sociais.”
Desde 2020, a Polestar adotou uma abordagem transparente, partilhando a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de todos os seus modelos em produção, fornecendo relatórios detalhados sobre emissões, impacto climático, fornecimento de materiais e rastreio da cadeia de abastecimento. No início de 2023, em colaboração com a Rivian, a Polestar contribuiu para o relatório Pathway da Kearney, que delineia os esforços conjuntos para uma ação climática coletiva na indústria automóvel.
No dia 6 de dezembro de 2023, a Polestar sediará o Global Automotive Stocktake, um painel que dará uma contribuição valiosa para o debate sobre transparência durante a COP28.