Green Future-AutoMagazine

A 11 DE ABRIL CHEGAM A PORTUGAL AS PRIMEIRAS BATERIAS DE FLUXO DE FERRO | São as primeiras de toda a Península Ibérica

As primeiras baterias de fluxo de ferro da Península Ibérica estão a caminho de Portugal e chegam a 11 de abril. A empresa portuguesa GOLDBREAK está a trazer esta tecnologia inovadora, que é uma alternativa sustentável às baterias de lítio, para os grandes consumidores de energia. Estas baterias de longa duração são cruciais para a descarbonização e a implantação de energias limpas.

A GOLDBREAK está a colaborar com a ESS Tech, Inc., sediada nos EUA, um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração, para trazer estas inovações para Portugal. As baterias serão instaladas na unidade industrial da Falual Metalomecânica, na Trofa, juntamente com uma unidade de produção fotovoltaica.

Estas baterias permitem o armazenamento seguro de energia eléctrica por longos períodos, sem limitação de ciclos e a baixo custo. Garantem uma disponibilidade de energia até 12 horas, optimizando os investimentos na produção de energias renováveis e estabilizando o fornecimento de eletricidade.

António Queirós, Managing Partner da GOLDBREAK, destaca a segurança e o baixo impacto ambiental destas baterias, uma vez que utilizam elementos abundantes na natureza. Eric Dresselhuys, CEO da ESS Tech, Inc, sublinha o papel crucial da tecnologia iron-flow num sistema energético descarbonizado e resiliente.

Esta parceria entre a GOLDBREAK e a ESS Tech, Inc. demonstra o compromisso com a transição energética e representa um passo importante para Portugal na adoção de soluções de armazenamento de energia duradouras e sustentáveis.