Mais de 2900 parceiros de 41 países estiveram reunidos em Berlim a convite da Kia para conhecer as mais recentes atualizações do plano de crescimento da marca e as novidades respeitantes à gama de produtos, num quadro de reforço do seu posicionamento enquanto fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. O evento contou com a participação de Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia Corporation, Marc Hedrich, presidente e CEO da Kia Europe, e Karim Habib, vice-presidente executivo e diretor da Kia Global Design.
Sob o lema “It’s #OurMove”, a convenção colocou o foco em quatro pilares de desenvolvimento: “Momentum” – aproveitando o impulso gerado por modelos premiados e um sucesso continuado; “Opportunity” – novos produtos, serviços e ofertas; “Vision” – mobilidade à medida e maior conectividade; e “Experience” – apelo emocional e serviços específicos da marca. Na sequência do sucesso do EV6, Carro do Ano Europeu em 2022, e do EV9, novo topo de gama, a Kia está a prosseguir o seu programa de eletrificação no mercado europeu, com destaque para o lançamento em breve do SUV compacto EV3, o que representa mais um passo para oferecer uma robusta gama EV até 2026.
“Tendo em conta a importância da Europa para as vendas globais e para a estratégia de eletrificação da Kia, vamos lançar o EV3 nesta região durante o corrente ano”, refere Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia, para adiantar que “este novo modelo será mais uma etapa importante na transição para os EV, dando sequência ao sucesso do EV6 e do EV9. Vamos continuar a centrar os nossos esforços no aperfeiçoamento dos produtos e na capacidade de oferecer experiências diferenciadoras ao cliente”.
Manter o ímpeto
Enquanto marca com uma posição consolidada na Europa, a Kia mantém um desempenho muito positivo neste mercado, tendo atingido um recorde de vendas de 572 297* unidades em 2023, correspondentes a 4,5%* de quota de mercado no segmento de veículos de passageiros. As vendas de modelos eletrificados ultrapassaram as 217 000 unidades, o que corresponde a 37,9% das vendas ao público. A marca quer manter a rota de crescimento que registou nos últimos oito anos, período em que cresceu 56% em vendas, para atingir um volume anual de 800 000 unidades até 2028, das quais 85% serão veículos eletrificados. Com esta meta, a Kia projeta atingir uma quota de mercado de 5%.
“Fruto de um processo de profunda transformação, a Kia está na linha da frente no que se refere ao fornecimento de soluções de mobilidade sustentável, reforçando a nossa posição na indústria do futuro”, afirma Marc Hedrich, presidente e CEO da Kia Europe.
Amplas oportunidades
A estratégia da Kia para os próximos anos é clara: satisfazer a procura através da expansão da sua rede de postos de carregamento e continuar a fornecer modelos elétricos novos com capacidade de carregamento ultrarrápida, a par com a eletrificação de outros modelos populares. Os veículos totalmente conectados oferecem o benefício de corresponder continuamente às expectativas de utilização, graças às atualizações remotas (OTA) e às funcionalidades disponíveis na Kia Connect Store, enquanto o lançamento de mais tecnologias inovadoras, como o carregamento bidirecional – “V2G” (Vehicle to Grid), “V2L” (Vehicle to Load) e “V2H” (Vehicle to Home) – irá acrescentar valor à experiência do cliente.
Visão para o sucesso
A par da evolução no sentido da mobilidade sustentável, a Kia está a afirmar o seu pioneirismo no design e desenvolvimento de PBV (“Platform Beyond Vehicle”), uma solução de mobilidade total que conjuga EV personalizados com soluções de software avançadas. Este conceito vem estabelecer novos patamares para a mobilidade do futuro, juntamente com uma abordagem inteligente às necessidades do cliente. Tal como aconteceu com o EV3 e com o EV9, todos os EV a lançar pela marca futuramente irão incluir obrigatoriamente 10 itens sustentáveis, desenvolvidos a partir de materiais reciclados, de origem biológica e sem substâncias químicas.
Experiência Kia
A marca está focada em garantir satisfação total na experiência de utilização, com modelos emotivos, fiáveis, práticos e conectados, o que encara com um fator diferenciador fundamental. Exemplos desta estratégia são o Kia Connect, que permite obter apoio imediato caso ocorra alguma anomalia, por via da assistência fornecida pelo centro de serviço técnico, ou a digitalização da experiência de propriedade e de manutenção, através do MyKia para clientes e do MyService para concessionários.