Quatro modelos integrados no segmento SUV, o mais representativo em Portugal, e uma Pick- up com amplos argumentos para ser bem-sucedida numa classe com elevada procura. É com esta forte ofensiva de produto que a sul-coreana KG Mobility (KGM) inicia agora, pelas mãos da Astara, a sua presença no mercado nacional, disponibilizando uma gama alargada que cobre os sub-segmentos SUV mais populares e da qual faz parte uma estreia absoluta: o novo Torres EVX, um modelo 100% elétrico.
Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Torres (C/D SUV), Rexton (D-SUV) e Musso (pick-up) são os modelos que entram em comercialização já a partir de agosto, através de uma rede de 10 concessionários distribuídos pelo continente e ilhas e com suporte técnico prestado por igual número de pontos de assistência.
Para a KGM, a entrada no mercado português representa mais um passo da sua forte expansão, após a aquisição da SsangYong pelo KG Group em 2022 e a subsequente redenominação da anterior marca para KGM.
Este percurso tem sido marcado pelo grande crescimento nos mercados onde está presente, com as vendas totais a atingirem em 2023 mais de 122 mil unidades em cinco continentes. Na Europa, a performance comercial fica marcada por este novo dinamismo, com mais de 30 mil unidades matriculadas no ano passado, um crescimento de 28% face a 2022.
Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara, salienta que “a entrada da KGM vem alargar consideravelmente o nosso portefólio no segmento líder em Portugal, que atualmente
representa cerca de 45% do mercado de ligeiros de passageiros”. O mesmo responsável realça ainda a aposta no modelo mais recente: “O Torres é uma proposta que tem todas as condições para obter sucesso, ao reunir um conjunto de argumentos muito valorizados no mercado nacional, ao mesmo tempo que inaugura uma nova era para a marca, com a introdução da versão EVX, totalmente eletrificada”.
Além da aposta clara num segmento em forte expansão como o dos SUV, o êxito da KGM assenta num conjunto de atributos que têm permitido reunir a preferência de um amplo conjunto de consumidores nos diversos mercados.
Um dos principais fatores distintivos é o completo equipamento de série desde as versões mais acessíveis. Em comum, todos os modelos da KGM oferecem elementos por vezes só encontrados em gamas mais elevadas, como o Sistema de navegação, Conectividade através de Android Auto ou Apple CarPlay, Painel de instrumentos digital, Ar condicionado automático, Câmara traseira, Sensores de estacionamento ou Cruise control. A segurança é outro dos pontos em destaque, com a integração dos mais avançados sistemas de assistência à condução já cumpridores das mais recentes normas europeias.
No que respeita à garantia de fábrica, a gama KGM beneficia de 5 anos ou 100 000 km nos modelos equipados com motor de combustão interna. O Torres 100% elétrico inclui uma garantia de 7 anos ou 150 000 km e de 10 anos ou 1 000 000 km para a bateria de tração.
Torres
Em fase de estreia, o Torres é o ponta de lança desta etapa de afirmação da marca, cuja gama de motorizações contempla uma versão a gasolina, à qual se junta a versão 100% elétrica, o Torres EVX, modelo que representa a entrada da marca no domínio da eletrificação.
Com um comprimento de cerca de 4,700 metros, largura de 1,890 metros e um design diferenciador e cativante que expressa um forte caráter SUV com elementos mais nostálgicos (exibindo uma forte diferenciação dianteira entre as versões ICE e EVX), o novo modelo posiciona-se entre os segmentos C e D-SUV, oferecendo uma relação eficiente entre agilidade e espaço disponível para os ocupantes.
O Torres EVX recorre a uma bateria de 73,4 kWh, que oferece uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado (norma WLTP) através de um motor com uma potência de 152 kW (207 cv) e um binário de 339 Nm. Recorrendo a um carregador DC de 120kW, é possível restabelecer 80% da bateria em 37 minutos. 7h45 é o tempo necessário para carregar a totalidade da bateria recorrendo a um carregador AC interno de 11kW.
Os dois níveis de equipamento desta versão elétrica – K3 e K5 – distinguem-se pela lista bastante completa desde a variante de entrada, que inclui, entre outros elementos, Ecrã multimédia de 12,3 polegadas com navegação e Painel de instrumentos digital com a mesma dimensão, Ar condicionado automático bi-zona, Jantes de 18 polegadas, Iluminação Full-LED e Cruise control adaptativo. O K5 acrescenta ainda Carregador sem fios para smartphone, Bancos em pele (os dianteiros aquecidos e ventilados), Jantes de 20 polegadas, Teto de abrir, Portão
traseiro elétrico, Câmara com visão 360o, além de elementos de segurança adicionais, como o Airbag de joelhos do condutor.
Os preços do Torres EVX começam nos €45 900 do nível K3, sendo o preço de transação para empresas a rondar os 32.000€+IVA o factor de destaque.
A versão a gasolina coloca sob o capot um motor 1,5 l turbo com 163 cv e 280 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Disponível num único nível de equipamento, K4, cujo preço se inicia em €37 500, partilha a maior parte dos elementos que compõem a extensa lista de série da versão EVX. A versão automática acresce 2.500€ a este valor.
Musso
A pick-up Musso é outra forte aposta da KGM, representando uma proposta diferenciadora e apta a responder às necessidades de diferentes perfis de consumidores, apontando a um segmento cuja forte procura se traduz num crescimento de 36% no último semestre face ao mesmo período de 2023.
A gama Musso, apenas com carroçaria de cabine dupla, articula-se em versões orientadas para o lazer e para atividades mais profissionais. A propulsão é assegurada por uma unidade turbodiesel de 2,2 l com 202 cv de potência, que prima pelo seu baixo ruído e suavidade e que posiciona claramente a Musso entre as propostas mais potentes do seu segmento. O binário é de 400 Nm quando associado a uma caixa manual de 6 velocidades, subindo para 440 Nm quando acoplado à caixa automática com igual número de relações. Comum a todas as versões é ainda o sistema Part-time 4WD que conta ainda com um diferencial autoblocante para ultrapassar situações de terreno mais exigentes.
A Musso orientada para o lazer destaca-se por apresentar uma solução inédita no segmento, uma caixa de carga curta de apenas 1,3 metros de comprimento, o que lhe confere um aspeto vincadamente desportivo. A suspensão traseira é independente, um exclusivo nesta classe de veículos que garante maior conforto e manobrabilidade. Já as versões de trabalho oferecem a caixa de carga com a maior volumetria do seu segmento, suportando até 1 085 kg de carga útil, recorrendo para tal à mais tradicional configuração com molas de lâminas para a suspensão traseira.
O extenso equipamento de série é um dos fortes argumentos da Musso. O nível K3, destinado às versões de trabalho, já contempla itens de nível superior, como um tablier com revestimento suave onde se encontram o Sistema de infotainment de 12,3 polegadas (com navegação e conectividade Android Auto e Apple CarPlay) e o Painel de instrumentos digital com a mesma dimensão, bem como Jantes de liga leve de 17 polegadas, Sensores de estacionamento traseiro, Luzes diurnas de LED e uma ampla lista de equipamentos de segurança. O nível K5, atribuído às versões de lazer, prima por oferecer um habitáculo de elevado conforto aos seus ocupantes, incluindo equipamentos como Ar condicionado automático bi-zona, Bancos em pele e tecido (os dianteiros aquecidos e ventilados), e volante em pele. No exterior, destaque para as Jantes de
18 polegadas, Barras de tejadilho e os Faróis dianteiros de LED.
Um posicionamento comercial de destaque para a Musso foi também um dos pontos desenvolvidos pela Astara, apresentando este modelo dos valores mais competitivos entre toda a concorrência direta: com caixa manual e lotação de 3 lugares, os preços das versões K3 e K5 partem respetivamente dos €32 150 e €35 365, acrescidos de IVA.
Tivoli
O Tivoli trata-se de um SUV compacto de semento B, com 4,225 metros de comprimento. Disponível com uma única motorização, o robusto 1,5 l turbo a gasolina apresenta dois níveis de potência: 135 cv, com caixa manual de seis velocidades, e 163 cv com uma caixa automática, também de seis velocidades.
O Tivoli está disponível num único nível equipamento – K3 – que inclui de série uma extensa lista de elementos de conforto e segurança. Com um preço que se inicia nos €25 950, o Tivoli é o modelo que apresenta melhor relação preço/potência do seu segmento, quando comparado com os concorrentes diretos com motores a gasolina.
Korando
Competindo no segmento C-SUV, com 4,450 metros, o Korando, disponível no nível de equipamento K3, conta com os serviços do motor 1,5 l turbo a gasolina, também com dois níveis de potência: 149 cv quando associado a uma transmissão manual de seis velocidades, e 163 cv quando acoplado a uma caixa automática com o mesmo número de relações.
Os preços começam nos €30 450, para a versão de caixa de velocidades manual, subindo para os €32 350 na variante automática.
Rexton
O Rexton ocupa a posição de topo da gama da marca, destacando-se pela configuração de SUV de segmento D com sete lugares e dimensões generosas comprovadas pelos 4,850 metros de comprimento, com um preço que se inicia em €58 900. Em Portugal estará disponível exclusivamente com um motor turbodiesel de 2,2 l com 202 cv de potência e 441 Nm de binário, associado a uma caixa automática de oito velocidades, o que o posiciona entre as propostas Diesel mais potentes do seu segmento.
O nível de equipamento único, K5, destaca os Sistemas multimédia e Painel de instrumentos digital, ambos de 12,3 polegadas, Ar condicionado automático bi-zona com controlo traseiro, Bancos em pele, Barras de tejadilho, Jantes de 20 polegadas, Iluminação Full-LED, Portão de bagageira e Teto de abrir elétricos, airbags laterais traseiros e de joelhos para o condutor, entre outros, englobados numa extensa lista de equipamentos de conforto e segurança.
O KGM Rexton beneficia de pagamentos de Classe 1 nas portagens quando equipado com dispositivo Via Verde.