Green Future-AutoMagazine

Novo Škoda Elroq dá início ao próximo capítulo da mobilidade elétrica no segmento de SUV compactos

Estreia do inovador Škoda Elroq: o primeiro modelo 100% elétrico da marca checa, no estratégico e competitivo segmento dos SUV compactos. É também o primeiro modelo a adotar a nova linguagem de design Modern Solid da Škoda, que combina robustez, funcionalidade e autenticidade. O Elroq oferece uma ampla gama de opções de motor e bateria, com uma autonomia máxima superior a 560 km. O seu equipamento de série inclui uma câmara traseira, Crew Protect Assist, Side Assist, ecrã de 13 polegadas para infotainment e SmartLink. Esta combinação torna o Elroq o veículo elétrico mais acessível no seu segmento no mercado europeu, com um preço inicial de cerca de 33.000 euros. Como resultado, a Škoda alcança paridade de preços de tabela entre o novo Elroq e o seu homólogo a combustão, o Karoq, em muitos mercados. O SUV estará disponível para configuração brevemente e disponível nos mercados europeus a partir do primeiro trimestre de 2025.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “O Škoda Elroq é o nosso primeiro modelo BEV na classe de SUV compactos, o subsegmento de crescimento mais rápido e mais popular na Europa. O Elroq destaca-se como o nosso primeiro modelo a adotar a linguagem de design Modern Solid, definida pela robustez, funcionalidade e novos acentos visuais, como a Tech Deck Face preta. Uma ampla escolha de tamanhos de bateria e um excelente coeficiente aerodinâmico permitem uma autonomia superior a 560 quilómetros. O pacote de equipamento de série é extenso, incluindo vários sistemas de assistência de última geração. Com um preço de entrada muito competitivo de cerca de 33.000 euros em mercados selecionados da Europa, o Elroq é o veículo mais acessível no seu segmento em toda a Europa, atingindo a paridade de preços com o seu equivalente a combustão interna em muitos mercados.”

Martin Jahn, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Vendas e Marketing, acrescenta: “O Škoda Elroq é proposta atrativa pelo preço certo, no momento certo, proporcionando a muitos potenciais compradores uma forma mais acessível de aderir à mobilidade elétrica. O seu conjunto geral apelativo, combinado com um interior espaçoso, confortável e altamente funcional, bem como excelentes características de condução, faz dele o companheiro ideal para vários clientes – desde famílias a empresas. Estamos confiantes de que estes últimos, em particular, apreciarão o seu elevado valor residual esperado”

A escolha perfeita para exploradores do dia-a-dia, dentro e fora da cidade

O Novo Elroq é o mais recente membro da crescente gama eletrificada da Škoda, que incluirá vários novos modelos nos próximos anos. Este SUV compacto é a alternativa elétrica ao Karoq e oferece paridade de preços de tabela com o seu homólogo a combustão em muitos mercados. Está preparado para ambientes urbanos e suburbanos, bem como para aventuras ao ar livre fora dos trilhos convencionais, graças às suas dimensões compactas, interior espaçoso e notáveis características de condução. A versão com tração integral estará disponível em 2025.

Modern Solid: Face Tech-Deck com uma nova interpretação das linhas familiares da Škoda

O exterior do Elroq é definido por uma forma distinta e contornos elegantes, tornando-se o primeiro modelo da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid. Ao olhar para os elementos de design tradicionais da Škoda sob uma nova perspetiva, a brilhante Face Tech-Deck substitui a grelha típica da marca, mantendo uma referência às linhas reconhecíveis da Škoda. A nova frente é também caracterizada por um para-choques robusto com inserções em Unique Dark Chrome, enquanto o icónico gráfico dos faróis “quatro olhos” da Škoda foi completamente reinterpretado. O Elroq é ainda o primeiro modelo a apresentar o logo Škoda tanto no capô como no volante. O Elroq tem uma carroçaria excecionalmente aerodinâmica, com um coeficiente de apenas 0,26, alcançado através de uma série de elementos de design inovadores, permitindo uma velocidade máxima de 180 km/h.

Vasta gama de motorizações, elevada autonomia e tempos de carregamento reduzidos

O Škoda Elroq está disponível com três dimensões de bateria e motorização. As potências começam em 125 kW para o modelo de entrada Elroq 50. O Elroq 85x possui um motor adicional no eixo dianteiro, proporcionando tração às quatro rodas. O Elroq 85 consegue alcançar uma autonomia máxima de mais de 560 km no ciclo WLTP. As capacidades de carregamento de até 175 kW em estações de carregamento rápido DC permitem que a bateria de 82 kWh do Elroq 85x e do Elroq 85 com tração traseira recarreguem de 10 a 80% em 28 minutos. As baterias menores dos modelos Elroq 50 e Elroq 60 com tração traseira podem ser carregadas ainda mais rápido, em 25 minutos ou menos. A eficiência aumentada, a velocidade de carregamento e uma funcionalidade de pré-aquecimento otimizada elevam a experiência do cliente a um novo nível.

Interior espaçoso com materiais sustentáveis e novas ideias Simply Clever

O Elroq oferece um interior muito espaçoso, onde está incluída a maior bagageira da sua categoria, com 470 litros de capacidade de carga (até 1.580 litros com os bancos traseiros rebatidos). Um ecrã de infotainment de 13″, com uma interface de utilizador ainda mais intuitiva, está incluído de série. As Seleções de Design utilizam diversos materiais interiores inovadores e sustentáveis. Existem também novas funcionalidades Simply Clever, entre as quais compartimentos inteligentes que oferecem 48 litros de capacidade de armazenamento e uma rede de armazenamento para o cabo de carregamento debaixo do piso da mala. Uma vasta gama de funcionalidades de conectividade intuitiva, sistemas de assistência avançados e até nove airbags garantem um conforto de condução superior e o mais alto nível de segurança ativa e passiva.

A Škoda Auto irá abrir brevemente o configurador e aceitará pré-encomendas para o novo Elroq em doze mercados europeus, com outros mercados a serem adicionados em breve. 

As variantes Elroq 50 e Elroq 85, estarão disponível no lançamento seguindo-se a versão 60. Os preços do novo Škoda Elroq começarão em torno dos 33.000 euros em toda a Europa.

Exterior: o Škoda Elroq é o primeiro modelo de produção a adotar a nova linguagem de design Modern Solid

O novo Škoda Elroq apresenta dimensões exteriores compactas, uma forma distinta e linhas bem definidas. Combinando a Tech Deck Face em preto brilhante, a utilização consistente do exclusivo Dark Chrome e a nova cor exclusiva Timiano Green, o Elroq é o primeiro modelo de produção da Škoda a adotar a nova linguagem de design da era Modern Solid. Além disso, esta mais recente novidade da gama elétrica do fabricante checo distingue-se por novas opções de iluminação e uma aerodinâmica excecional, com coeficientes de arrasto a partir de 0,26.

Oliver Stefani, Chefe de Design da Škoda, afirma: “Com o novo Elroq, a nossa equipa de Design conseguiu preservar e reinterpretar elementos-chave do design da Škoda, combinando-os com novas ideias e tónicas visuais, como a Tech-Deck Face em preto brilhante. Este é um dos marcos da nossa nova linguagem de design Modern Solid, que inaugura uma nova era. Modern Solid representa robustez, funcionalidade e autenticidade, transmitindo uma sensação de segurança e força. O Škoda Elroq, com a sua forma distinta e aparência funcional e minimalista, é o carro perfeito para estrear esta nova abordagem de design.”

A Tech-Deck Face antecipa a futura forma da grelha da Škoda

O novo Škoda Elroq marca um momento histórico para a marca checa. Este SUV compacto elétrico é o primeiro veículo de produção da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid. Embora as linhas familiares da Škoda sejam mantidas, são agora apresentadas de uma perspetiva completamente nova. A nova assinatura do modelo é a Tech-Deck Face, que substitui a tradicional grelha do radiador da Škoda. Por trás deste elemento em preto brilhante, os engenheiros esconderam sensores como o radar e a câmara frontal. Um pouco mais acima, o Elroq exibe o novo lettering da Škoda no capô fortemente marcado, tornando-se o primeiro modelo de produção da marca a dispensar o logótipo anteriormente colocado nesta posição. Tanto o lettering como as designações da marca e do modelo na traseira são pintados em Dark Chrome exclusivo, aplicando-se também a uma inserção na robusta saia dianteira e aos logótipos Škoda nas jantes de liga leve.

Novas variantes de luzes LED, novos faróis divididos e look minimalista em 2D 

Na era Modern Solid, os faróis apresentam linhas finas e um design minimalista e funcional. Reinterpretam a típica configuração de quatro faróis dos modelos SUV da Škoda, utilizando exclusivamente tecnologia LED. Os segmentos superiores, mais estreitos, funcionam como luzes diurnas, luzes de posição e indicadores, enquanto os módulos inferiores, maiores, asseguram as funções de médios e máximos. Um dos novos destaques é a Light Band, que conecta visualmente os faróis.

Tecnologia de faróis Matrix e modos de iluminação adaptativa

Os faróis do Elroq estão disponíveis em duas versões: a versão de série apresenta uma luz diurna contínua e um módulo de indicadores na parte superior, além de uma unidade partilhada com módulos LED para os médios e máximos na parte inferior. Na versão de topo com faróis LED Matrix, quatro módulos LED retangulares individuais formam a faixa de luz diurna na unidade superior. O módulo inferior utiliza dois blocos LED marcantes, equipados com tecnologia matrix, que conta com 36 segmentos de luz individuais, permitindo o escurecimento seletivo dos utilizadores da estrada quando os máximos estão ativados. Além disso, os faróis LED Matrix dispõem de cinco modos de luz adaptativa: Modo Cidade, Modo Campo, Modo Autoestrada, Modo Luz para Todas as Condições Climáticas e Modo Turista para países que conduzem do outro lado da estrada. As luzes traseiras também seguem a linguagem de design Modern Solid, com linhas finas e um look minimalista em 2D. Mesmo a variante de série utiliza tecnologia 100% LED. A versão topo de gama também inclui indicadores dinâmicos, elementos cristalinos retro iluminados, uma animação ao abrir a mala e a opção de duas animações Coming/Leaving Home que integram os faróis.

Linha de tejadilho suavemente inclinada e muitas alterações de design para uma excelente aerodinâmica

O perfil distintivo e simples do Škoda Elroq apresenta um arco dinâmico que começa no pilar A otimizado aerodinamicamente, estendendo-se até uma linha de teto suavemente inclinada que se funde perfeitamente com um spoiler no teto, equipado com aletas acima da mala. A excelente aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,26, resulta de vários ajustes de design inteligentes, incluindo espelhos exteriores moldados especificamente. Uma persiana de arrefecimento ativa, situada atrás da saia dianteira, abre automaticamente quando é necessário arrefecer o sistema de bateria. Quando as necessidades de arrefecimento são baixas, esta fecha, reduzindo a resistência ao ar, da mesma forma que as Air Curtains na parte frontal, que otimizam o fluxo de ar à volta do para-choques dianteiro e das rodas, diminuindo a turbulência atrás das mesmas. Os redutores de espaço entre as rodas minimizam o espaço entre o para-choques dianteiro e as rodas da frente, o que também ajuda a reduzir a turbulência na parte dianteira, mantendo o fluxo de ar próximo à carroçaria. As jantes em liga de 19 a 21 polegadas também são otimizadas aerodinamicamente, enquanto os arcos das rodas são destacados por um acabamento em preto.

Timiano Green: cor exclusiva para a gama Elroq

O Škoda Elroq tem 4.488 mm de comprimento, 1.884 mm de largura e 1.625 mm de altura. A distância entre eixos é generosa, com 2.765 mm. Estão disponíveis nove acabamentos de pintura, entre os quais se destaca o Timiano Green, que faz a sua estreia na Škoda. Esta cor será exclusiva do modelo Škoda Elroq.

Interior: definido pela amplitude, simplicidade, facilidade de utilização e linhas simples

O Elroq combina dimensões exteriores compactas com um generoso espaço interior para passageiros, incluindo a maior bagageira da sua classe e opções de arrumação inteligentes. O interior destaca-se pelas funcionalidades intuitivas de infotainment e materiais sustentáveis avançados. Até três ecrãs digitais, uma nova interface de utilizador e uma barra de botões físicos proporcionam uma utilização extremamente fácil. As Design Selections centram-se na sustentabilidade e em materiais inovadores, duráveis e práticos.

Simplicidade e espaço no interior do novo Elroq

O interior do novo Škoda Elroq caracteriza-se pela simplicidade, linhas limpas, novas Design Selections sustentáveis e amplitude. A altura disponível para a cabeça é de 1.056 mm à frente e 990 mm atrás. Com uma capacidade de 470 litros, a bagageira é a maior da sua classe e pode ser expandida até um máximo de 1.580 litros ao rebaixar os bancos traseiros. Em linha com a nova linguagem de design Modern Solid, o volante apresenta o lettering da Škoda em vez do logótipo da marca.

Ecrã de infotainment de 13 polegadas de série e head-up display de Realidade Aumentada

O Škoda Elroq inclui sempre um ecrã de infotainment central de 13 polegadas como equipamento de série. A nova interface de utilizador, apresentada pela primeira vez no atual Enyaq e nas novas gerações do Superb e Kodiaq, apresenta um design gráfico claro e intuitivo. Os condutores podem definir até cinco atalhos para funções do veículo frequentemente utilizadas e três atalhos para aplicações. A interface também oferece uma estrutura de menu mais clara, um sistema de navegação melhorado e um sistema de climatização ainda mais fácil de utilizar. Abaixo do ecrã de infotainment, uma barra de botões físicos proporciona acesso rápido a menus que controlam os sistemas de assistência, modos de condução, funções de estacionamento e controlos de clima.

O Digital Cockpit oferece uma visão clara e intuitiva de todos os dados essenciais da condução. Um head-up display com funções de Realidade Aumentada e gráficos ainda melhores está disponível como opção. Este display apresenta a velocidade, sinais de trânsito reconhecidos, informações sobre o cruise control e sistemas de assistência, assim como instruções de navegação. Além disso, a Realidade Aumentada projeta informação adicional no campo de visão do condutor, incluindo setas de navegação dinâmicas, marcadores de destino, logótipos de boas-vindas e despedidas, e auxílios dinâmicos à condução.

Design Selections com diversos materiais duráveis e sustentáveis

Com as Design Selections disponíveis para o Elroq, a Škoda dá ainda mais ênfase a materiais inovadores, sustentáveis, duráveis e práticos. A Design Selection de entrada, Studio, apresenta um interior purista e simples, com as capas dos bancos em tecido preto. Na Loft Design Selection, costuras contrastantes em Moss Green adicionam toques inovadores a um interior dominado pela cor cinza antracite. As capas dos bancos são feitas de couro sintético e tecido RecyTitan em cinza azul-escuro, utilizado nos painéis das portas, bancos, painel de instrumentos, apoios de braço centrais e área dos joelhos. Este material contém 78% de PET reciclado, proveniente, por exemplo, de garrafas de bebidas. Pela primeira vez num modelo da Škoda, fibras de vestuário pós-consumo recicladas mecanicamente (6%) são incorporadas através de um processo de alta tecnologia que combina circularidade com um tratamento químico seguro. A atenção meticulosa aos detalhes durante a fiação e tecelagem dos fios garante conforto, durabilidade e sustentabilidade.

A Lodge Design Selection apresenta um material chamado TechnoFil, composto por 75% de fibras ECONYL® recicladas e 25% de poliéster. Os inovadores fios ECONYL® reutilizam resíduos de nylon, como redes de pesca, retalhos de tecido e tapetes descartados, transformando-os em novos fios de nylon. Reconhecido pela sua excelente resistência ao atrito e abrasão, o nylon ECONYL® é também 100% regenerável, permitindo que os fios sejam reciclados repetidamente sem perder qualidade. A Lodge Design Selection combina tecidos TechnoFil em preto com couro sintético em cinza-claro. Inclui um teto preto e diversos detalhes em laranja, por exemplo, nos cintos de segurança e nas costuras contrastantes dos bancos e estofos. Esta combinação é inspirada no concept car Škoda Vision 7S, com foco na elegância clássica do couro e do couro sintético pretos, com costuras contrastantes em cor cognac.

Amplo espaço para passageiros e bagagem, além de detalhes inteligentes

O Elroq oferece diversas opções de arrumação com uma capacidade total de 48 litros, incluindo dois compartimentos adicionais de cada lado da bagageira. Estas são algumas das novas funcionalidades Simply Clever, como a rede de armazenamento para um cabo de carregamento sob a tampa da bagageira e a cobertura do compartimento de carga, que pode ser instalada a meio. Isso torna o espaço de carga particularmente versátil. O código QR na bagageira permite aceder a um resumo rápido dos equipamentos e funções disponíveis no veículo. Instruções em vídeo interativas explicam como usar a prateleira ou o novo sistema de rede. Entre os muitos detalhes populares Simply Clever encontra-se uma Jumbo box com uma prática bandeja de arrumação e suporte para tablet, uma caixa de armazenamento para os passageiros de trás, ganchos dobráveis de ambos os lados do compartimento de bagagem, um elemento de carga sob o piso da bagageira, uma tela de rede divisória, um raspador de gelo sustentável com medidor de profundidade de piso dos pneus no forro da porta traseira, um guarda-chuva sustentável no compartimento de armazenamento dedicado na porta do condutor e um triângulo de aviso armazenado na tampa da mala.

Baterias e motorizações: autonomia elevada e tempos de carregamento reduzidos para uma melhor experiência do cliente

O novo Škoda Elroq oferece uma ampla gama de opções, com três dimensões de bateria, de 55 a 82 kWh, e potências que variam entre 125 kW e 210 kW*. As versões com a maior bateria de iões de lítio oferecem uma autonomia superior a 560 km no ciclo WLTP e atingem uma velocidade máxima de 180 km/h. O pré-aquecimento melhorado garante que, em estações de carregamento rápido DC, a bateria possa ser recarregada de 10 a 80% em apenas 24 minutos.

Johannes Neft, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, afirma: “O Škoda Elroq traz os modernos e eficientes motores elétricos da nossa bem-sucedida família de modelos Enyaq para outro segmento de veículos. Com uma ampla gama de potências, diferentes motorizações e três dimensões de baterias, oferecemos aos nossos clientes liberdade de escolha desde o início. A sua excelente aerodinâmica permite ao Elroq alcançar uma autonomia superior a 560 quilómetros, tornando-o ideal para viagens de longa distância. As taxas de carregamento de até 175 kW e o pré-aquecimento otimizado garantem paragens de carregamento curtas de 28 minutos para recarregar de 10% a 80%. O Elroq oferece uma utilização excecional no dia-a-dia, proporcionando aos nossos clientes exatamente o que esperam da marca Škoda.”

Quatro versões, três baterias

O Škoda Elroq assenta na plataforma Modular Electrification Toolkit (MEB) do Grupo Volkswagen e entra no segmento dos SUV compactos com variantes de motorização eficientes: Elroq 50, 60, 85 e 85x. As baterias de iões de lítio de alta voltagem estão disponíveis em três dimensões. O Elroq 50, com tração traseira e uma capacidade bruta da bateria de 55 kWh (52 kWh úteis), é o modelo de entrada, oferecendo uma autonomia superior a 370 km. Localizado no eixo traseiro, o seu motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 125 kW e um binário máximo de 310 Nm. O Elroq 60 também possui tração traseira, com uma capacidade da bateria de 63 kWh (59 kWh úteis) e uma autonomia superior a 400 km. O seu motor desenvolve 150 kW e 310 Nm de binário. Ambas as variantes têm uma velocidade máxima de 160 km/h.

Škoda Elroq 85 disponível com tração traseira ou integral

As duas variantes mais potentes do Elroq vêm equipadas com a bateria maior, com uma capacidade de 82 kWh (77 kWh úteis). No Elroq 85, esta bateria é combinada com um motor traseiro de 210 kW* que entrega um binário máximo de 545 Nm às rodas traseiras. A versão Elroq 85x inclui um motor elétrico adicional no eixo dianteiro, proporcionando tração integral de série. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h. O Elroq 85 destaca-se também por oferecer uma das maiores autonomias no segmento, com mais de 560 km em ciclo WLTP, tornando-o ideal para viagens longas.

Tempos de carregamento curtos

Elevadas capacidades de carregamento e pré-aquecimento otimizado garantem tempos de carregamento reduzidos para todas as variantes do Novo Škoda Elroq. Com taxas de carregamento de até 175 kW, a bateria de 82 kWh das duas variantes 85 pode ser recarregada de 10 a 80% em 28 minutos em estações de carregamento rápido DC. Para o Elroq 50 e o Elroq 60, que suportam potência de carregamento de até 145 kW e 165 kW, respetivamente, o mesmo processo demora 25 minutos ou menos. Todos os modelos Elroq suportam potências de carregamento de até 11 kW em estações de carregamento AC.

Baterias de alta voltagem com design modular

As baterias de iões de lítio do Novo Škoda Elroq possuem um design modular. A bateria do Elroq 50 é composta por oito módulos, enquanto a do Elroq 60 tem nove módulos. A capacidade de 82 kWh das baterias do Elroq 85 e Elroq 85x é distribuída por doze módulos. As baterias estão posicionadas no piso do veículo, sob os bancos dianteiros e traseiros, assim como sob a consola central, garantindo um centro de gravidade baixo. O design da bateria do Elroq, incluindo o sistema de refrigeração e aquecimento líquido, é idêntico ao da gama Enyaq. A função de pré-aquecimento otimizada da bateria aumenta a eficiência nas estações de carregamento rápido DC. Esta função é ativada automaticamente ao utilizar a orientação de rota do sistema de navegação ou pode ser iniciada manualmente no menu de carregamento do sistema de infotainment. A temperatura atual da bateria e o estado de carga são constantemente monitorizados pelo sistema de gestão térmica da bateria, que ativa o controlo de temperatura quando necessário.

* A potência máxima é determinada de acordo com a UN-GTR.21. Esta potência máxima está disponível quando a bateria de alta voltagem está no seu estado de carga (SoC) mais elevado e a operar dentro da sua faixa de temperatura ideal. A potência disponível varia conforme o cenário de condução e é influenciada por fatores como a temperatura da bateria, o seu estado de carga e o envelhecimento físico da bateria de alta voltagem.

Conectividade: novas funcionalidades para a app MyŠkoda e integração do ChatGPT

Assistente de voz digital Laura agora mais inteligente graças à integração do ChatGPT

App MyŠkoda com serviços específicos para veículos elétricos e estacionamento via smartphone

Estações de carregamento Škoda Charger com total conectividade para um carregamento doméstico fácil e eficiente

O Novo Škoda Elroq oferece conectividade avançada, com um assistente de voz digital suportado por IA, que conta com um controlo completo do veículo através da app MyŠkoda, e estações de carregamento Škoda Charger para um carregamento doméstico mais conveniente. A app MyŠkoda disponibiliza várias opções e serviços especiais para veículos elétricos, além de poder controlar as estações de carregamento Škoda Charger.

App MyŠkoda reestruturada com uma vasta gama de funções

A atualizada app MyŠkoda combina diversas opções e serviços numa única aplicação, tornando-se o centro de controlo perfeito para os proprietários do Elroq. Com um design intuitivo e simples, a app agora também oferece acesso ao PowerPass, além de controlar várias funções do veículo, desde o fecho e abertura das portas até ao Estacionamento Remoto. Os condutores podem gerir os processos de carregamento em pontos de carregamento públicos e utilizar a opção Plug & Charge. Os processos de carregamento numa estação de carregamento doméstica Škoda Charger também podem ser controlados e programados através da app MyŠkoda. Os serviços específicos para veículos elétricos incluem a ativação remota do ar condicionado do veículo e a integração de paragens de carregamento no planeamento de rotas. Laura é a intermediária perfeita no interior do veículo – um assistente de voz digital que oferece uma gama alargada de funções graças à integração do ChatGPT. O software ChatGPT, baseado em inteligência artificial (IA), permite a Laura responder a perguntas de conhecimento geral, além de controlar os sistemas de infotainment, navegação e climatização do veículo. A gama de respostas, mesmo a questões complexas, está em constante expansão. Como o ChatGPT não tem acesso a informações do veículo ou dados pessoais e todas as interações são eliminadas posteriormente, a máxima proteção de dados é garantida em todos os momentos.

Škoda Charger wallboxes: conectadas e eficientes

A wallbox Škoda Charger é um componente essencial do ecossistema Škoda para carregamentos domésticos eficientes e rápidos. A Škoda Charger Connect, que fornece até 11 kW, oferece uma solução de carregamento ecológica com um novo modo de carregamento otimizado para energia solar. Este modelo também suporta carregamento com tarifas dinâmicas, otimizando os custos. A versão Connect inclui ligações LAN e Wi-Fi, permitindo aos utilizadores controlar o processo de carregamento remotamente através da app MyŠkoda. A versão Pro, de topo de gama, apresenta uma ligação LTE com um cartão eSIM pré-pago.

Segurança: sistemas avançados de assistência com dados swarm e novo Intelligent Park Assist

› O Travel Assist combina vários sistemas de segurança, beneficiando de forma alargada dos dados swarm

› Intelligent Park Assist facilita o estacionamento e permite o controlo remoto do veículo através de um smartphone

› Sistemas de segurança passiva asseguram um elevado nível de proteção para os ocupantes

O novo Škoda Elroq oferece aos ocupantes um elevado nível de segurança, tanto passiva como ativa. Equipado com até nove airbags e sistemas de assistência de última geração, a função Travel Assist agora faz uso alargado de dados de swarm para um suporte ao condutor ainda mais avançado. Com o Intelligent Park Assist, os proprietários podem até controlar manobras de estacionamento a partir do exterior do veículo.

Sistemas de assistência avançados e até nove airbags

Com uma ampla gama de sistemas de segurança passiva e ativa de última geração, o novo Škoda Elroq oferece um elevado nível de proteção para os ocupantes em todas as situações. Sensores melhorados e, acima de tudo, o uso alargado de dados de swarm recolhidos por veículos do Grupo Volkswagen contribuem para uma assistência ao condutor ainda mais avançada.

A versão mais recente do Travel Assist, por exemplo, combina Adaptive Lane Assist, Adaptive Cruise Control, Traffic Jam Assist, Emergency Assist e Side Assist. O Adaptive Cruise Control preditivo (pACC) faz a otimização do consumo de energia, ajustando automaticamente a velocidade à rota com base nos dados dos sensores do veículo, antecipando curvas, cruzamentos e rotundas. O Intelligent Speed Assist segue automaticamente os limites de velocidade com base no reconhecimento de sinais de trânsito e ao entrar em áreas urbanas.

A proteção contra colisões é garantida pelo Front Assist de série, que inclui proteção preditiva para peões, ciclistas, assistente de colisão e assistente de viragem. Em caso de acidente iminente, o Crew Protect Assist inicia rapidamente medidas de proteção, como fechar as janelas laterais e apertar os cintos de segurança. O Elroq está equipado com até nove airbags: airbags para o condutor e passageiro da frente, airbags de cabeça, airbags frontais laterais e um airbag central entre os bancos da frente; os airbags laterais traseiros estão disponíveis como opção.

Controlo das manobras de estacionamento via smartphone

O Intelligent Park Assist opcional inclui as novas funções Trained Parking, Remote Park Assist e Remote Trained Parking. Com o Remote Park Assist, o condutor pode controlar manobras de estacionamento a até quatro metros de distância, utilizando a app MyŠkoda no smartphone. Com a função Trained Parking, o Elroq pode memorizar até cinco lugares de estacionamento, lembrando abordagens de até 50 m, que depois executa automaticamente a pedido. Assim que uma posição de estacionamento gravada é reconhecida e exibida pelo veículo, os condutores podem iniciar o processo de estacionamento no display de infotainment do veículo ou, a partir do exterior, através da função Remote Trained Parking na app MyŠkoda.

Škoda Elroq Sportline: estilo desportivo e dinâmica melhorada

› Detalhes exteriores em preto e faixas decorativas em carbono no interior

› Suspensão desportiva e direção progressiva de série para a variante 85

› Disponível para as variantes Elroq 50, Elroq 60 e Elroq 85

O novo Škoda Elroq também vai estar disponível na versão Sportline. Esta versão destaca-se por numerosos detalhes em preto e jantes de maiores dimensões, enquanto a suspensão desportiva rebaixada e a direção progressiva, disponíveis para a variante 85, proporcionam uma experiência de condução mais dinâmica. O Elroq Sportline estará disponível nas variantes 50, 60 e 85.

A tradição Sportline continua na era elétrica

As variantes Sportline são uma parte tradicional e essencial do portfólio da Škoda. Depois do Enyaq Sportline, o segundo SUV totalmente elétrico da marca checa também estará disponível numa versão mais dinâmica, com um design mais agressivo e melhores características de condução. A variante 85 conta com uma suspensão desportiva de série, com molas e amortecedores especialmente calibrados, que reduz a altura em 15 mm à frente e 10 mm atrás. Além disso, um sistema de direção progressiva permite uma condução mais desportiva. As jantes de liga leve Asterion de 20 polegadas, com acabamento em preto metálico, são incluídas de série. O Škoda Elroq Sportline estará disponível nas motorizações 50, 60 e 85.

Exterior com detalhes característicos da Sportline

Tal como outros modelos Sportline, o dinâmico Elroq apresenta vários detalhes em preto brilhante. Entre os quais estão as capas dos espelhos exteriores, os aros das janelas laterais e as barras de tejadilho. Um spoiler no para-choques dianteiro e uma inserção no difusor traseiro também apresentam acabamento em preto brilhante, assim como a identificação no capô e na tampa da bagageira. O emblema Sportline foi reposicionado na porta traseira, substituindo a designação da versão da bateria. Os vidros laterais traseiros e posterior são igualmente escurecidos (Sunset).

Equipamento melhorado

A específica Sportline é marcada por um ambiente desportivo em preto, que se estende também ao revestimento do tejadilho. Os bancos desportivos dianteiros, com encostos de cabeça integrados, apresentam estofos em Suedia e couro artificial em preto, com costuras em cinza e aquecimento de série. O volante desportivo aquecido tem três raios, patilha de recuperação e um emblema Sportline. O ambiente interior desportivo é complementado por tiras decorativas em estilo carbono no painel e capas de pedais em aço inoxidável. O equipamento de série inclui ainda um display de infotainment de 13 polegadas, Climatronic de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e o Driving Mode Select.

Mobilidade elétrica na Škoda: futuro eletrizante sustentado por uma história rica

A Škoda está a alargar sistematicamente a sua gama de veículos elétricos (BEV), desenvolvendo-o na República Checa.

O Elroq seguirá os passos de sucesso do Škoda Enyaq, que é atualmente um dos BEV mais populares em vários mercados europeus.

Os primeiros veículos eletrificados surgiram em 1908, com o Citigoe iV a ser o primeiro modelo de produção em 2020.

A seguir os passos do inovador Škoda Enyaq

A Škoda está comprometida em moldar a transformação da indústria automóvel no seu país de origem, a República Checa. O Elroq será produzido na fábrica principal da Škoda Auto em Mladá Boleslav, demonstrando o compromisso da empresa mediante um local sustentável para a indústria automóvel europeia. O totalmente novo Elroq é o mais recente modelo elétrico a ser lançado pela Škoda, com mais novidades a caminho. O Enyaq, lançado em 2020, foi o primeiro da marca a ser baseado na plataforma modular de eletrificação do Grupo Volkswagen (MEB), seguido pela versão Coupé no primeiro trimestre de 2022. O Škoda Enyaq é atualmente um dos BEV mais vendidos em mercados europeus como Alemanha, República Checa, Eslováquia, Suíça, Finlândia e Lituânia.

Uma longa tradição elétrica em Mladá Boleslav

Os fundadores da Škoda, Václav Laurin e Václav Klement, iniciaram a sua experiência com eletrificação há 116 anos. Em 1908, os motores elétricos juntaram-se a um motor a gasolina de 4,5 litros, tornando o Laurin & Klement E no primeiro híbrido da marca. No final da década de 1930, foram construídos camiões elétricos de cerveja em Mladá Boleslav. Entre 1991 e 1994, foram vendidos várias centenas de unidades do Škoda Eltra 151L, com base no Favorit e na versão Pick-up, inicialmente na Suíça e depois noutros países europeus. Com um motor elétrico de 15,4 kW, este modelo tinha uma autonomia de até 80 km e uma velocidade máxima de 80 km/h. A era moderna da mobilidade elétrica na Škoda começou em 2011 com o Octavia Green E Line, no qual os engenheiros construíram dez protótipos para testar a viabilidade de motores elétricos, que tinham uma potência máxima de 85 kW e uma bateria de 26,5 kWh, permitindo uma autonomia de até 150 km. O primeiro modelo de produção totalmente elétrico da Škoda Auto foi o Citigoe iV, lançado no início de 2020.