Green Future-AutoMagazine

Jaguar apresenta o type 00. inconfundível. inesperado. impactante.

A Jaguar apresenta uma manifestação física inconfundível, inesperada e marcante da marca, que continua a sua transformação. O Type 00 (Type Zero Zero, em inglês) representa a filosofia criativa da Jaguar baseada num modernismo exuberante, após a estreia da sua nova identidade de marca.

A apresentação mundial do protótipo de design na Miami Art Week, que transforma o sul da Flórida no epicentro do cenário artístico durante seis dias, serve de antevisão do que está para vir para a marca, que recupera o lema original “copy nothing“ do seu fundador, Sir William Lyons.

Adrian Mardell, Chief Executive Officer da JLR, comentou: “A magia da Jaguar está no meu coração. É uma marca de luxo britânica original inigualável em termos de legado, qualidade de acabamentos artesanais e magnetismo emocional. É este o Jaguar que estamos a trazer de volta e iremos proporcionar a mesma sensação de admiração que modelos icónicos como o E-Type. Já demos o primeiro passo no nosso percurso, seguindo o nosso lema original de copy nothing, e os resultados são verdadeiramente espectaculares”.

Em Miami, a transformação da Jaguar numa marca totalmente elétrica continua com uma gama exclusiva de novos veículos de luxo exclusivos e irresistíveis. Esta transição vai para além dos produtos concebidos e produzidos pela Jaguar, que ilustra a reinterpretação de toda a marca.

Rawdon Glover, Managing Director de Jaguar, adicionou: “Criámos uma nova personagem para a Jaguar com uma criatividade ousada que reflete a essência do ADN da marca e mantém, simultaneamente, uma visão de futuro, relevante e excecional”.

Apresentação mundial: Type 00

Chega o Type 00. A manifestação física da nova filosofia criativa da Jaguar, o modernismo exuberante.

O prefixo Type serve de ligação ao legado da marca, criando uma ligação a modelos como o pioneiro E-Type. O primeiro zero refere-se às emissões de gases de escape, enquanto o segundo se refere ao “veículo zero” da nossa nova linhagem. O design visionário desafia as convenções dos veículos elétricos com um capot alongado, linha de tejadilho de cortar a respiração, jantes em liga leve de 23 polegadas, carroçaria fastback e traseira em forma de barco, para criar uma silhueta de grande impacto com linhas modernistas sofisticadas. Este design foi conseguido graças à arquitetura elétrica exclusiva e específica da JEA (Jaguar Electric Architecture).

Gerry McGovern, Oficial da Ordem Britânica, professor e Chief Creative Officer da JLR, declarou: “O Type 00 é o paradigma da nova filosofia criativa da Jaguar. Tem uma presença inigualável, fruto do pensamento criativo mais corajoso e livre, bem como de uma determinação inabalável. É a primeira manifestação física e a pedra angular de uma nova família de veículos Jaguar, com um aspeto

completamente diferente de tudo o que existiu anteriormente. Esta visão procura atingir os mais elevados níveis de compromisso artístico”.

Modernismo exuberante

A nova filosofia criativa da Jaguar baseia-se em três aspetos chave que se observam em cada elemento da marca Jaguar, onde quer que esteja. Em complemento, é também evidente na nova identidade visual artística e na forma de interagir com os clientes.

Capturando o espírito Jaguar

O Type 00 é uma antevisão da próxima geração de veículos Jaguar que recupera o verdadeiro espírito e essência da marca. O ponto de partida foi uma folha em branco para o design e engenharia. Para tornar possível conseguir um design tão marcante como o do Type 00, foi desenvolvida de raiz uma nova arquitetura exclusiva, a JEA.Esta plataforma tecnológica dedicada irá permitir aos clientes desfrutar de uma experiência de condução agradável, com um comportamento atraente e conforto excecional.As tecnologias de eletrificação mais recentes e os designs deslumbrantes irão fazer com que os Jaguar do futuro se destaquem num mercado de veículos elétricos cada vez mais homogéneo.O primeiro Jaguar de produção da próxima geração será um GT de quatro portas, que será lançado no final de 2025. A intenção é proporcionar uma autonomia de até 770 km (WLTP)* ou 692 km (EPA)* com um único carregamento, bem como adicionar 321 km de autonomia em apenas 15 minutos com o carregamento rápido.

*Lojas de marca exclusivas

A cultura Jaguar irá ganhar vida num grupo selecionado de lojas Jaguar em todo o mundo. Estes espaços surpreendentes irão permitir aos clientes mergulhar no mundo da Jaguar sem esquecer a

localização e a cultura do local. Em complemento, a oferta será complementada com as propostas de uma rede abrangente de fabricantes de luxo. A primeira loja nova da Jaguar será aberta no coração do bairro de moda de luxo de Paris, o “Triângulo Dourado” do 8.o arrondissement.

Um exterior espetacular

A nova imagem transmite confiança, combinando superfícies angulares com a nova marca figurativa Jaguar no centro. Os faróis distintos e precisos realçam os cantos do veículo para proporcionar maior largura e equilíbrio.

O perfil lateral realça as suas proporções ousadas e o emblema Jaguar gravado a laser num lingote em latão com acabamento manual em cada lado do veículo. Os lingotes são articulados com um efeito atraente para revelar câmaras que permanecem ocultas até serem necessárias, tal como as tampas dos pontos de carregamento e as entradas de ar dianteiras.

A ousadia continua na traseira. A tampa da bagageira sem vidro e o tejadilho panorâmico em vidro em perfeita harmonia com a carroçaria criam um aspeto escultural. A secção traseira é caracterizada por uma linha transversal horizontal única, que oculta os impressionantes farolins traseiros integrais e realça a potência e grandiosidade do Type 00.

Constantino Segui Gilabert, Chief Exterior Designer, Jaguar, afirmou: “Nada de convencional tem lugar na Jaguar. Quando vê um novo Jaguar pela primeira vez, deve sentir a emoção de uma experiência diferente de tudo o que aconteceu antes. O Type 00 chama a atenção, tal como os melhores veículos Jaguar do passado. A sua presença marcante evoca um espírito único de originalidade e criatividade britânica; presta homenagem à arte e representa a essência do modernismo exuberante”.

Tal como dois E-Type foram apresentados no Salão Automóvel de Genebra de 1961, o protótipo Type 00 estreia-se com duas interpretações opostas do novo design da Jaguar. A cor Satin Rhodon Rose do primeiro modelo é designada “Miami Pink” em homenagem aos tons pastel da icónica arquitetura art déco da cidade e é inspirada na característica tonalidade rosa que o latão adquire com o tempo. O par é completado com a ousada cor Inception Silver Blue, conhecida como “London Blue” por ter sido inspirada no Opalescent Silver Blue utilizado na década de sessenta para comemorar as raízes britânicas da Jaguar.

Um interior cativante

As duas portas impressionantes em “asa de gaivota” e a tampa da bagageira com abertura em “pantografo” abrem-se para revelar um interior modernista com proporções tão exuberantes como o exterior. No habitáculo espetacular destacam-se três linhas de latão com acabamento manual que percorrem o interior, com uma coluna central de 3,2 metros de comprimento que separa os dois painéis de instrumentos flutuantes.

Mary Crisp, Chief Materiality Designer, Jaguar, declarou: “A ideia de materialidade do Type 00 envolve materiais autênticos e inesperados, bem como cores sedutoras, para refletir a nossa nova filosofia criativa em cada detalhe. Concentrámo-nos em três materiais: latão, travertino e tecido; e utilizámo-los como obras de arte arrojadas para criar uma atmosfera única”.

A pedra suave travertino serve de suporte aos bancos flutuantes e à coluna central, e serve de inspiração para a rica paleta de tons semelhantes em vários níveis. Pela sua parte, os tecidos proporcionam um encanto artesanal ao design. A mistura de lã com uma textura única, inspirada nos fios para tecelagem manual, reveste os dois bancos, a barra de som e o piso.

Tom Holden, Chief Interior Designer, Jaguar, comentou: “Tal como ocorre no exterior, as tecnologias de articulação são uma característica do interior. Os ecrãs emergem graciosamente e em silêncio do tablier, enquanto as zonas de arrumação motorizadas se abrem suavemente quando necessário, surpreendendo-nos com toques de cor exuberante. Acreditamos que a tecnologia deve reforçar a experiência de luxo moderno em vez de se transformar no centro de atenção da arquitetura, e o ecrã digital no centro do tablier é o melhor exemplo desta filosofia. O ecrã Clearsight substitui o espelho retrovisor tradicional para melhorar a visibilidade geral”.

Experiência sensorial

O Type 00 é uma verdadeira experiência para os sentidos. O tejadilho panorâmico com vidros integrados na carroçaria cria um motivo subtil nos materiais do habitáculo, cuja textura ganha vida e muda de carácter ao longo do dia.

A equipa de design da Jaguar foi incansável no seu empenho em encontrar novas formas de melhorar o interior. Os ocupantes podem adaptar o habitáculo ao seu estado de espírito graças à exclusiva caixa Prism. O objetivo é permitir que os ocupantes interajam com o veículo e alargar o conceito de personalização. Foi incorporada na lateral, atrás de uma porta motorizada requintada, e inclui três totens de materiais naturais: latão, travertino e alabastro. Estes totens criam uma

experiência sensorial totalmente nova, convidando os utilizadores a refletir e a apreciar sensações simples.

Ao colocar cada um dos totens dentro da consola central, o ambiente interior é modificado. Tudo muda para refletir as propriedades do material selecionado, da iluminação ambiente e som único aos gráficos no ecrã. Aromas exclusivos interagem com os materiais para desfrutar de uma personalização sem precedentes.

Esta abordagem artística e exuberante de estimulação sensorial estende-se aos ecrãs, onde são criadas animações com a técnica do claro-escuro, que utiliza a luz e a sombra para definir objetos tridimensionais.

Símbolos da mudança

O Type 00 incorpora a nova identidade Jaguar com símbolos de mudança marcantes que realçam a transformação inspirada nas suas origens de prestígio. Estes projetos incluem:

Marca figurativa: a assinatura da Jaguar. As formas geométricas, a simetria e a simplicidade prestam a sua homenagem particular ao modernismo, misturando naturalmente letras maiúsculas e minúsculas.

Marcas do fabricante: o logótipo e o monograma Jaguar. O nosso adorado logótipo é o emblema da marca. Sempre a dar um salto em frente, representa a excelência e a identidade da Jaguar desde o seu início. O novo monograma é um motivo artístico discreto que incorpora e repete as letras “j” e “r”, além de simbolizar a obra terminada.

Riscado: este gráfico atraente em riscas cria uma imagem inconfundível da Jaguar que é imediatamente reconhecida onde quer que esteja.

Cores exuberantes: a utilização ousada de cor é uma das pedras basilares da nova identidade da marca Jaguar, evocando os seus valores e ligação à arte. São sempre apresentadas com textura ou movimento.

Compromisso artístico

Há décadas que a Jaguar tem vindo a demonstrar que as suas ideias são verdadeiramente originais, inspiradas pela visão única do seu fundador, Sir William Lyons, de copy nothing: Não era suposto a Jaguar copiar nada de ninguém e os seus veículos deviam ser considerados obras de arte.

A marca apresentou a sua reinterpretação criativa na Miami Art Week, com uma série de espaços de exposição bem concebidos em dois locais. Como parceiro titular da Art Miami, apresentou a “Jaguar. Exuberance”, uma exposição imersiva da sua imagem visual marcante, renovada com obras originais de artistas emergentes. Posteriormente, a Jaguar escolheu o distrito de design de Miami, um centro de arquitetura e moda, para a sua instalação “Copy Nothing“, a estreia pública internacional do Type 00.

Rawdon Glover, Managing Director, Jaguar, declarou: “A nossa presença na zona de design de Miami é o exemplo perfeito de tudo o que o novo Jaguar representa. A arte, a cultura e a criatividade em todas as suas formas são paixões que partilhamos com os nossos clientes”.
Visite www.jaguar.com/copy-nothing