Green Future-AutoMagazine

Hyundai revela o novo camião fuel cell XCIENT com célula de combustível de hidrogénio

A Hyundai Motor Company apresentou o novo camião Hyundai XCIENT Fuel Cell Classe 8 na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025 em Anaheim, Califórnia, demonstrando o seu compromisso contínuo de expandir o seu negócio de hidrogénio na América do Norte.

Durante a exposição, de 28 de abril a 1 de maio, a empresa demonstrou a pretensão de consolidar a liderança na transição global da energia do hidrogénio e reforçar a sua posição de mercado no sector dos veículos comerciais na América do Norte. Este objetivo será alcançado aproveitando a vasta experiência e as sólidas capacidades operacionais do Hyundai Motor Group (HMG) para criar um ecossistema mais limpo e mais resistente através da sua marca comercial de hidrogénio HTWO.

Na conferência de imprensa da ACT Expo da Hyundai, Ken Ramirez, Vice-Presidente Executivo e Diretor Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company, enfatizou o compromisso da empresa em fornecer soluções reais, prontas para o fabrico em massa, que fazemavançar a indústria, com tecnologia, fiabilidade e capacidade de produção.

“Na Hyundai Motor, estamos a redefinir o futuro da logística sem emissões nocivas ao ambiente, com soluções inovadoras que dão prioridade à segurança, eficiência e sustentabilidade”, afirmou Ramirez. “Ao alavancar tecnologias de ponta, como as funcionalidades dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) e ao estabelecer parcerias estratégicas para melhorar as operações e as infraestruturas, estamos a capacitar os nossos parceiros de frota para operar num cenário em rápida mudança e liderar a transição para um futuro mais inteligente e sustentável.”

O alto responsável da Hyundai destacou ainda as capacidades do HMG em toda a cadeia de valor do hidrogénio – da produção ao armazenamento, transporte e utilização – para construir um ecossistema mais sustentável e resiliente, liderando a mudança para um futuro energético sustentável.

Revelado o novo camião Hyundai XCIENT Fuel Cell para a América do Norte

Em linha com o seu compromisso de expandir a logística limpa (zero emissões) através da mobilidade do hidrogénio, a Hyundai Motor apresentou o novo camião pesado Hyundai XCIENT FuelCell juntamente com o seu sistema líder de células de combustível. Este modelo foi apresentado pela primeira vez como um concept na ACT Expo 2024 e foi concebido especificamente para o mercado norte-americano.

O novo Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro veículo pesado movido a hidrogénio produzido em série no mundo, promovendo o transporte comercial com emissões zero. Lançado em 2020, o Hyundai XCIENT Fuel Cell foi implantado em 13 países, registando mais de 13 milhões de quilómetros de condução acumulada na Suíça, onde foi inicialmente lançado, destacando a dedicação da Hyundai ao transporte sustentável, auxiliada por parcerias público-privadas.

O novo Hyundai XCIENT apresenta um sistema de célula de combustível de hidrogénio atualizado e, desde 2021, tem sido submetido a testes rigorosos em diversos climas e diferentes tipos de utilização na América do Norte. Esses testes, combinados com a colaboração contínua com operadores de frotas, garantiram que o veículo atendesse a várias necessidades do cliente, incluindo transporte portuário e logística de média distância.

Especificações do Hyundai XCIENT Fuel Cell:

O design interior do camião Hyundai XCIENT Fuel Cell foi melhorado para maior comodidade e conforto do condutor. As melhorias no interior incluem um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, que oferece aos condutores informações claras e concisas num único olhar, e um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 12,3 polegadas com botões físicos integrados na consola central para conveniência e ergonomia do condutor.

O novo modelo está também equipado com um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) concebidos para melhorar a segurança e minimizar a fadiga do condutor.

Logística zero emissões implementada com sucesso nos EUA ao abrigo de parcerias estratégicas

Na ACT Expo, a Hyundai Motor destacou os seus marcos logísticos e de transporte, sem emissões, movidos a hidrogénio, alcançados em cooperação com várias parcerias e iniciativas estratégicas na América do Norte.

Através do Projeto NorCAL ZERO, um total de 30 camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell estão a operar nos Portos de Oakland e Richmond, marcando a maior implantação comercial de camiões a hidrogénio na América do Norte. Esses camiões são utilizados para transporte de carga com emissão zero em circulação, incluindo transporte de contentores, e alcançaram quase 725 mil quilómetros de operação contínua desde setembro de 2023.

A Hyundai Motor também fez parceria com a GLOVIS America para a iniciativa HTWO Logistics, anunciada pela primeira vez na ACT Expo 2024. Com foco na descarbonização da logística em torno da Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA), produzindo e consumindo hidrogénio no local, 21 camiões de célula de combustível Hyundai XCIENT são agora responsáveis por quase metade da logística de entrega de entrada e saída da fábrica.

Esta demonstração real de um ecossistema de hidrogénio, que engloba a produção, o abastecimento, o reabastecimento e as operações de veículos, na HMGMA, reflete claramente as capacidades operacionais do HMG e o seu compromisso com a execução de uma cadeia de valor logística descarbonizada. Desde o lançamento das operações em outubro de 2024, os parceiros delinearam um plano para replicar globalmente esta bem-sucedida operação comercial movida a hidrogénio.

Na ACT Expo, a Hyundai Motor também revelou a expansão da marca de negócios de hidrogénio HTWO do Grupo para uma plataforma aberta, reunindo parceiros, investidores e indústrias em todaa cadeia de valor.

A empresa anunciou planos para lançar a “HTWO Energy Savannah”, a primeira estação de abastecimento de hidrogénio e recarga elétrica para camiões pesados de classe 8 da indústria, em colaboração com a HydroFleet e a Capital Development Partners, auxiliando o desenvolvimento perto da HMGMA em Savannah, Geórgia. A estação está programada para começar a funcionar no final de 2025.