A equipa da fábrica da Nissan em Sunderland iniciou a produção do Nissan Qashqaitecnologicamente mais avançado até à data.
Produzido na Linha de Produção Um da fábrica, o mais recente Nissan Qashqai é equipado com uma nova geração do exclusivo sistema de propulsão elétrico da Nissan, denominado e-POWER. As atualizações abrangentes do sistema criaram a melhor eficiência de combustível do segmento C-Crossover, com 4,5L por 100 km e um alcance potencial de 1200 km (WLTP). Também se conseguiu emissões mais baixas e um refinamento elevado, o que permitiu criar uma experiência de condução ainda mais próxima da que se tem ao volante de um veículo 100% elétrico.
O lançamento ocorre na mesma altura em que a fábrica de Sunderland comemora a produção de 4,5 milhões de Nissan Qashqai desde 2006, o que equivale a uma média de um carro a cada dois minutos e meio durante 19 anos.
Adam Pennick, vice-presidente de produção no Reino Unido, afirmou: “A nossa excelente equipa de produção e engenharia tem vindo a construir o Qashqai com orgulho desde 2006. É por isso que temos a combinação perfeita de experiência, competências e conhecimentos técnicos para fabricar o Qashqai com este fantástico novo sistema de transmissão e-POWER”.
“Foi emocionante ver a primeira bateria e-POWER nova a ser instalada na linha de produção da fábrica. Estamos confiantes de que os nossos clientes em todo o mundo vão adorar este novo sistema de transmissão elétrico sem compromissos.
”Lançado pela primeira vez na região há quatro anos, o e-POWER foi desenvolvido para proporcionar uma experiência de condução elétrica sem necessidade de ligar à corrente. O e- POWER proporciona uma experiência de condução semelhante à de um veículo elétrico, graças ao facto de as suas rodas serem movidas exclusivamente por um motor elétrico, com um motor turbo a gasolina de 1,5 litros utilizado apenas para gerar eletricidade. Isto confere ao sistema uma resposta instantânea e uma aceleração suave e linear. Em conjunto, as atualizações do e-POWER proporcionam agora aos clientes uma sensação ainda mais elétrica ao volante, com melhorias significativas em todas as áreas-chave:
• Consumo de combustível: reduzido para 4,5L aos 100 km (WLTP) – os melhores valores do segmento, o que equivale a uma autonomia potencial de 1200 km (WLTP);
• Emissões de CO2 reduzidas de 116 g/km para 102 g/km, uma diminuição de 12% em comparação com a versão atual;
• Ruído na cabine: reduzido em até 5,6 dB em comparação com a geração anterior – oferecendo um refinamento semelhante ao de um veículo elétrico;
• Aumento de +11 kW no modo Sport – proporcionando uma condução envolvente e com melhor resposta.
É um período de muito trabalho para a equipa da fábrica, que também prepara as instalações para a próxima geração do Nissan LEAF 100% elétrico, o primeiro modelo a ser lançado como parte do projeto EV36Zero da empresa. Este será seguido, em 2026, por uma versão 100% elétrica do Juke.
O EV36Zero é a visão da Nissan para o futuro da produção sustentável – um projeto que transformará a fábrica de Sunderland num centro emblemático de veículos elétricos, reunindo veículos elétricos, energia renovável e produção de baterias.
Adam Pennick acrescentou: “Construir carros fantásticos que os nossos clientes adoram é o que fazemos de melhor. Ver estes veículos de ponta a sair silenciosamente das nossas linhas de produção mostra que estamos a avançar com a nossa visão EV36Zero para a produção de veículos elétricos.”
O novo Qashqai com a mais recente evolução da tecnologia e-POWER estará disponível em Portugal a partir do último trimestre de 2025. Especificações finais de equipamento (de série ou opcional) e preço no mercado nacional, serão divulgados por ocasião do início de comercialização do novo e-POWER.