Green Future-AutoMagazine

AION chegou a Portugal

Pela mão do Grupo JAP a AION é a mais recente marca automóvel e entrar no mercado português. Estreia-se entre nós com o SUV elétrico V, que se quer afirmar com tecnologia, conforto e autonomia de referência no segmento C SUV.

A mobilidade elétrica em Portugal acaba de ganhar um novo protagonista. A AION, marca do gigante automóvel chinês GAC Group, entra oficialmente no mercado nacional com o lançamento do AION V, um SUV 100% elétrico que promete combinar tecnologia de ponta, conforto premium e uma autonomia capaz de rivalizar com os melhores do segmento.

AION: a nova aposta da GAC para a Europa

A AION é a divisão de veículos elétricos da GAC Motor, um dos cinco maiores fabricantes da China e parceiro industrial da Toyota desde 2004. Afirma-se no mercado chinês pela sua fiabilidade — liderando há nove anos consecutivos o ranking J.D. Power — a marca chega agora a Portugal através do Grupo JAP, colocando o país entre os três primeiros mercados europeus a receber os seus modelos. O objetivo é claro: oferecer soluções de mobilidade sustentável com padrões de qualidade e equipamento ao nível das marcas mais consolidadas, mas com um posicionamento competitivo.

AION V: o primeiro passo

O AION V é um SUV do segmento C, com 4,60 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,68 m de altura, posicionando-se como rival direto de modelos como o Peugeot e-3008, Volkswagen ID.4 ou BYD Atto 3. Debaixo do capot — ou melhor, no eixo dianteiro — encontra-se um motor elétrico de 204 cv (150 kW) e 210 Nm de binário, alimentado por uma bateria LFP de 72,36 kWh que garante até 510 km de autonomia no ciclo WLTP2. A velocidade máxima é de 160 km/h e o consumo médio anunciado é de 16,5 kWh/100 km.

Segundo a marca, o AION V suporta carregamento em AC até 11 kW e em DC até 180 kW, permitindo recuperar cerca de 370 km de autonomia em apenas 15 minutos num posto rápido.

Design e tecnologia

O estilo exterior combina linhas geométricas com a assinatura luminosa “Cyber Dragon Claw”, que é como quem diz “Garra de Dragão Cibernético”, em bom Português. Esta é, certamente, uma dessas expressões que fazem todo o sentido na língua original… Bem, sem perdermos o fio à meada, as jantes de 19 polegadas são outro dos factores que se afirmam na estética exterior do modelo V. 

Passando para dentro do habitáculo, por portas que pretendem “abrir mais do que o normal” o destaque vai para o painel de instrumentos digital de 8,88″, o ecrã central tátil de 14,6″, teto panorâmico e, na versão mais equipada, um curioso “electrodoméstico” multifunções que pode ser um mini-frigorífico ou um pequeno forno, com capacidade de 6,6 litros integrado no apoio de braço. O espaço a bordo é um dos trunfos: os bancos traseiros reclinam até 137º e oferecem conforto digno de segmentos superiores. Os dianteiros contam com ajustes elétricos, memória, aquecimento, ventilação e função de massagem.

Segundo a marca, este modelo representa uma forte aposta na família e opções como as portas com maior amplitude de abertura, ou até mesmo o dispositivo que permite arrefecer ou aquecer, por exemplo, biberões, são disso exemplo. 

Segurança 

O AION V vem equipado com sete airbags e um pacote completo de assistências à condução, incluindo cruise control adaptativo, travagem autónoma de emergência e manutenção ativa na faixa de rodagem.

Primeiras impressões

Numa curta experiência deste modelo na estrada fica-se com uma sensação de solidez de construção e, apesar de ser um SUV, a direcção apresenta-se precisa e percebemos com facilidade por onde anda. A entrega de potência é, naturalmente, rápida, tornando-se entusiasmante quando optamos pelo modo desportivo, que é possível accionar com o controlo de comandos por voz.

Preços e versões

Em Portugal, o AION V chega em duas versões — Premium e Luxury — com preços a partir de €36.887 já com IVA. Há ainda campanhas de lançamento que podem reduzir o valor da versão de entrada para € 29.990, IVA não incluído.

Conclusão

Com o AION V, a GAC estreia-se no mercado português com um produto que alia autonomia competitiva, elevado nível de conforto e um preço que, em campanha, pode atrair quem procura um SUV elétrico bem equipado. A marca chega com ambição e promete reforçar a sua gama já em 2026, com outros modelos.

Exit mobile version