Green Future-AutoMagazine

Honda revela tecnologias de última geração para modelos eletrificados a serem lançados na segunda metade da década de 2020

A Honda Motor Co., Ltd. realizou o Workshop de Tecnologia Automotiva Honda onde deu a conhecer as tecnologias de última geração que serão instaladas nos automóveis com lançamento previsto para a segunda metade da década de 2020.

As principais tecnologias apresentadas no workshop incluíram: a plataforma para modelos híbridos de última geração; tecnologias de sistemas híbridos-elétricos para novos modelos híbridos de grande dimensão com lançamento previsto para a América do Norte na segunda metade da década de 2020; e tecnologias-chave a serem aplicadas ao modelo de produção de um EV compacto baseado no Super-ONE Prototype, que fez a sua estreia mundial no Japan Mobility Show 2025.

A Honda posiciona o “ambiente” e a “segurança” como questões prioritárias que precisam ser abordadas para que a Marca continue a oferecer a alegria e a liberdade da mobilidade de forma sustentável às pessoas. Com base nesta convicção, a Honda estabeleceu metas ambiciosas: a de alcançar “neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades corporativas” e atingir “zero mortes em acidentes de trânsito envolvendo motociclos e automóveis Honda” globalmente até 2050.

Conforme anunciado no Honda Business Briefing 2025, realizada em maio deste ano, a Honda está a trabalhar para fortalecer ainda mais a competitividade dos seus veículos elétricos (EV) e veículos híbridos (HEV) e oferecer novo valor aos clientes por meio da eletrificação e da aplicação aprimorada de tecnologias inteligentes.

Entretanto, a Honda continuará a trabalhar na sua proposta de valor na era da eletrificação: o “prazer de conduzir” sentida pelo condutor que tem uma sensação de união com o seu veículo enquanto o conduz. Independentemente do tipo de motorização, EV ou HEV, a Honda continuará a construir os seus produtos com base no Honda M/M Concept, uma abordagem para o design dos automóveis Honda centrada no ser humano e que procura o “prazer de conduzir”, oferecendo conforto e diversão não só a quem está ao volante, como também aos outros ocupantes.

Sob o conceito “Enjoy the Drive”, que representa a proposta de valor dos produtos automóveis da Honda, centrada no Conceito M/M e no “prazer de conduzir”, a Honda continuará empenhada em fazer avanços constantes nas tecnologias automóveis de próxima geração. No workshop, a Honda revelou novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas para concretizar a abordagem e o sistema de valores únicos da Honda.

Visão geral da plataforma de última geração de tamanho médio

A Honda está a desenvolver todos os aspetos do seu sistema híbrido e da plataforma HEV, tendo o plano de começar a adotá-los num grupo de modelos HEV de última geração que deverão chegar ao mercado a partir de 2027.

A plataforma de próxima geração está a ser desenvolvida combinando várias tecnologias inovadoras para alcançar um alto nível de rigidez e leveza da carroçaria e uma arquitetura modular que permite uma maior uniformidade das peças. Isto irá melhorar ainda mais o “prazer de condução” exclusivo da Honda, permitindo ao condutor desfrutar de uma experiência de condução desportiva e emocionante.

• Como nova referência para a estabilidade de condução, que influencia diretamente o desempenho dinâmico do veículo, a Honda estabeleceu uma nova abordagem para a gestão da rigidez da carroçaria que melhora a estabilidade durante a condução. Ao otimizar a rigidez da carroçaria, o peso da mesma será reduzido. Ao mesmo tempo, ao gerar um comportamento do veículo como se a carroçaria dobrasse nas curvas, a carga aplicada em cada pneu será controlada para melhorar o desempenho de aderência à estrada. Como resultado, os veículos elétricos da próxima geração alcançarão um nível sem precedentes de estabilidade, proporcionando uma experiência de condução desportiva e agradável.

A Honda planeia aplicar esta tecnologia também à sua plataforma de veículos elétricos.

Com estas novas tecnologias divertidas, desenvolvidas exclusivamente para o Super-ONE, a Honda esforçar-se-á por oferecer o “prazer de conduzir” único do Super-ONE, que combina a sensação de aceleração suave e linear dos veículos elétricos e a experiência de condução estimulante dos modelos a combustão.

    Exit mobile version