Green Future-AutoMagazine

Škoda no SAHE Porto: Inovações em Mobilidade Sustentável e o Futuro da Indústria Automóvel

A Škoda, reconhecida pela sua abordagem inovadora à mobilidade sustentável, marca a sua presença no SAHE Porto 2024. O evento, que se tem afirmado como um importante ponto de encontro entre marcas e consumidores, oferece à Škoda a oportunidade de apresentar as suas mais recentes inovações, incluindo as novas gerações do Škoda Superb e do Kodiaq, bem como o deslumbrante Enyaq Coupé. Nesta entrevista, exploramos as expectativas da marca para o evento, o seu compromisso com a mobilidade elétrica e a visão para o futuro dos transportes. Junte-se a nós para uma conversa sobre a relevância do SAHE Porto e o papel vital que a Škoda desempenha na transição para um futuro mais sustentável.

Ao longo dos últimos anos o SAHE Porto tem desempenhado um papel relevante na divulgação das novas possibilidades de mobilidade sustentável aproximando um publico avido de conhecimento às marcas que, têm neste evento, a oportunidade de exibir as suas novidades.

A Škoda, que tem sido uma presença assídua ao longo das várias edições, considera, portanto, que este evento tem como principal propósito transmitir conhecimento ao publico contribuindo desse modo para o reforço da sua notoriedade.

Na edição de 2024, a Škoda apresenta as novas gerações do Škoda Superb e Škoda Kodiaq lançadas recentemente no nosso país, dando natural destaque à variante plug-in hybrid com bateria de segunda geração que permite uma autonomia, em modo exclusivamente elétrico, até 130km.

Mas é claro que um dos ex-libris da Škoda, o Enyaq, não podia faltar. Assim aproveitámos este evento para apresentar o 100% elétrico Škoda Enyaq Coupé Sportline Advanced de 286 cv que permite atingir uma autonomia até 589 km em ciclo combinado (732km em ciclo urbano).

A Škoda já manifestou o seu forte compromisso rumo à mobilidade sustentável e tem, inclusive, o inabalável propósito de atingir a neutralidade carbónica já em 2030. 

Mas a Škoda ouve os seus clientes e sabe que a transição para uma mobilidade sustentável irá ocorrer a diferentes velocidades. Assim para além do lançamento de 6 novos modelos 100% elétricos até 2027, irá continua a oferecer o melhor de dois mundos enquanto a legislação europeia assim o permitir, ou seja, continuará a lançar modelos plug-in hybrig e modelos de combustão ultra eficientes.

A transição para uma mobilidade mais sustentável irá continuar a acelerar. Mas para que essa aceleração possa ser efetiva será determinante um forte investimento numa infraestrutura de carregamento capilar. Por outro lado, os fabricantes terão de continuar a investir fortemente em tecnologia para que a autonomia e a experiência de carregamento fiquem mais alinhadas com as expectativas do consumidor. Sobre a acessibilidade chegaremos brevemente a um momento em que o custo de aquisição de um carro a combustão ficará nivelado com o custo de aquisição de um carro elétrico, mas, infelizmente, essa equiparação será nivelada por cima. Isto significa que os incentivos do estado, nomeadamente, incentivos relacionados com o apoio ao abate terão de fazer parte da agenda política pois só assim poderá haver a expectativa para uma transição mais rápida e suave.

Sobre as tendências a Škoda tem uma estratégia de transformação bem estruturada e com objetivos muito bem definidos. Vamos continuar a expandir a marca de forma consistente e estruturada. Naturalmente que a transição do mercado para a mobilidade elétrica é um dos principais desafios que antevemos para um futuro que se aproxima a passos largos. Claro que esses desafios irão trazer mais oportunidades ao nível da conetividade e digitalização já que irão reforçar a ligação emocional dos clientes à marca criando um ecossistema digital onde a interação entre a marcas e os seus clientes passará para um nível superior. 

Conforme já referi, entendemos que a SAHE Porto tem sido um interveniente decisivo para a divulgação das diversas soluções de mobilidade sustentável que a indústria automóvel tem para apresentar estabelecendo assim uma ponte de conhecimento entre as marcas e o publico. 

Na Škoda encaramos este evento com muito entusiasmo não só porque temos uma oportunidade para apresentar os nossos excelentes produtos, mas também porque entendemos que este evento nos traz boas oportunidades para trocar conhecimento com os nossos clientes.