A CUPRA, marca afiliada da SEAT, confirmou o lançamento, em 2021, do el-Born, um carro 100% elétrico que tem criado grandes expectativas.
Desde a apresentação no Salão Automóvel de Genebra de 2019, o concept da SEAT foi amplamente elogiado pela sua aparência e personalidade. A SEAT e a CUPRA, “duas faces da mesma moeda”, segundo o presidente da SEAT, prosseguiram o desenvolvimento e evolução do conceito, que entrará brevemente na fase de produção, e será lançado em 2021 com a assinatura da CUPRA.
Para Wayne Griffiths, vice-presidente da SEAT e CEO da CUPRA, o novo carro “demonstra todos os genes da marca CUPRA, e levámos o conceito original ao nível seguinte, criando um design desportivo e dinâmico, e redesenhando o seu conteúdo tecnológico. O CUPRA el-Born é a prova viva de que o desempenho e a eletrificação são uma grande combinação. Permitir-nos-á dar um passo importante rumo à era da eletrificação, obter mais vendas e aumentar a nossa margem de contribuição [no grupo SEAT]”.

O novo modelo, desenvolvido integralmente em Barcelona, será fabricado na fábrica de Zwickau, na Alemanha, utilizando a plataforma para veículos elétricos MEB, do Grupo Volkswagen – que é também a base do ID.3. O CUPRA terá uma bateria de 77 kWh e autonomia de 500 km. O carregamento rápido pode fornecer energia para 260 km em 30 minutos.
De acordo com a marca, a ‘performance’ e a dinâmica foram uma preocupação central no desenvolvimento do carro, que chegará dos 0 aos 50 km/h em apenas 2.9 segundos. O controlo dinâmico DCC Sport (Dynamic Chassis Control) do CUPRA el-Born foi desenvolvido exclusivamente na plataforma MEB, e promete combinar a condução desportiva com um sistema que se adapta automaticamente a todas as condições, “oferecendo um nível superior de dinâmica de condução”.
Além de incluir tecnologia como o ‘Head-up Display’ com realidade aumentada, o interior do CUPRA el-Born terá assentos desportivos e um novo volante que integra botões de seleção do perfil de tração. Segundo a marca, a escolha dos materiais privilegia materiais de alta qualidade e também materiais reciclados.
Os interiores do CUPRA el-Born
Uma empresa, duas marcas
Lançado no próximo ano pela CUPRA, é contudo expectável que uma versão menos ‘emotiva’ do el-Born surja posteriormente com a assinatura da SEAT.
No lançamento da estratégia da marca espanhola para os próximos anos, realizada recentemente em Barcelona, o seu presidente, Carsten Isensee, explicou que “a SEAT é, e sê-lo-á ainda mais no futuro, uma empresa com duas marcas bem definidas dentro da sua estrutura: SEAT e CUPRA. (…) A SEAT oferece à CUPRA o volume básico para crescimento em termos de produção, I&D e recursos humanos, e a CUPRA permite à SEAT mover o seu centro de gravidade para carros mais emotivos, com um posicionamento mais elevado”.
Wayne Griffiths complementa: “A SEAT e a CUPRA são essenciais para o desenvolvimento da empresa. Cada uma [das marcas] tem o seu papel definido, a sua personalidade e atributos próprios, e dirigem-se a perfis de cliente diferentes. (…) A SEAT é a porta de entrada para o Grupo Volkswagen: temos os clientes mais jovens – em média dez anos mais novos – e muitos primeiros compradores. A CUPRA, por seu lado, dirige-se a um novo segmento de mercado que se encontra entre o mercado de massas e o mercado ‘premium’ tradicional”.
A capacidade de investimento das duas marcas encontra-se dentro da estrutura da SEAT, que reúne os mais de 15 000 trabalhadores e os três locais de produção na província de Barcelona: SEAT Martorell, SEAT Barcelona e SEAT Componentes, em El Prat de Llobregat. A sede da empresa, bem como o seu capital criativo e tecnológico, reunidos no Centro Técnico e no Centro de Design, estão localizados em Martorell. Em Barcelona está a CASA SEAT e o SEAT: CODE, o centro de desenvolvimento de software da marca espanhola, que cria produtos e soluções digitais para a SEAT e a CUPRA, e também para outras divisões do Grupo Volkswagen.