fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Metade dos carregadores na União Europeia estão concentrados em dois países

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) levou a cabo um estudo que revela que metade de todos os pontos de carregamento de veículos elétricos na União Europeia estão concentrados em apenas dois países: Países Baixos (90.000 carregadores) e Alemanha (60.000).

Os dois países, que em conjunto representam menos de 10% da superfície total da UE, concentram assim tantos carregadores como os restantes 25 países que cobrem 90% da área da União.

As diferenças entre os países da parte superior da tabela e os restantes é enorme. Os Países Baixos, o estado com a infraestrutura mais desenvolvida, tem quase 1.600 vezes mais pontos de carregamento do que o país mais atrasado neste domínio (o Chipre, com apenas 57 estações). De facto, os holandeses têm tantos carregadores de veículos elétricos como 23 estados-membros em conjunto.

No que diz respeito à distribuição da infraestrutura de carregamento, existe uma clara divisão entre os países da Europa Ocidental e os países da Europa Central e Oriental. Por exemplo, a Roménia é um dos maiores estados da UE – seis vezes maior do que os Países Baixos – mas tem apenas 0,4% de todos os pontos de carregamento da União.

Apesar de ter havido um dorte aumento do número de pontos de carregamento na UE durante os últimos cinco anos (+180%), o número total de estações de carregamento na União (307.000) é ainda muito inferior ao necessário.

Para cumprir os objetivos de redução das emissões de CO2 da UE, as vendas de veículos elétricos terá de aumentar grandemente nos vários membros, que a infraestutura de carregamento terá de acompanhar. São necessários até 6,8 milhões de novos pontos de carregamento públicos até 2030 para alcançar a redução proposta de 55% dos níveis de dióxido de carbono emitidos pelos transportes rodoviários, o que significa que serão necessários 22 vezes mais carregadores, em menos de dez anos.

O Regulamento da Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR) foi proposto pela Comissão Europeia no ano passado para abordar esta necessidade. No entanto, de acordo com a ACEA, o nível de ambição demonstrado é completamente insuficiente.

“Apesar de alguns países estarem a avançar no que diz respeito ao desenvolvimento da infraestrutura, a maioria está a ficar para trás”, afirma o diretor geral da ACEA, Eric-Mark Huitema. “As vincadas disparidades demonstra a necessidade de metas AFIR sólidas que estejam harmonizadas em todos os estados-membros da UE”, conclui.

Os cinco países da UE com mais carregadores:

  1. Países Baixos (90.284)
  2. Alemanha (59.410)
  3. França (37.128)
  4. Suécia (25.197)
  5. Itália (23.543)

…e os cinco países com menos carregadores:

  1. Chipre (57)
  2. Malta (98)
  3. Lituânia (207)
  4. Estónia (385)
  5. Letónia (420)
Show More