Ao longo dos seus 75 anos de história a Honda tem marcado uma posição de inovação no setor automóvel. Vimos isso na era de Ayrton Senna e, atualmente, com a Red Bull na F1. Também na estrada ficaram célebres os Honda Civic com motor VTEC na década de 90.
A Honda tem-se mantido arredada da eletrificação, muito embora tenha mantido “um pé”, com híbridos muito competentes. Eis que agora foi o momento que a marca encontrou para lançar o seu produto elétrico.
O e:Ny1 surge assim com uma motorização de 204cv e uma autonomia até 412 km em circuito WLTP.
O design afasta-se do tradicional Honda Civic, mas aproxima-se muito dos SUV como o HRV e CRV, aqui com um desenho mais fluído e elegante. Parece ter sido desenhado pelo projetista na mesa de desenho sem levantar o lápis, o que é um elogio.
A iluminação é full led, tanto à frente como atrás, e o logotipo Honda surge em metal, a ocupar quase toda a bagageira (esta com boa autonomia e dois níveis de altura).
Interiormente, o destaque vai para o painel central vertical de grandes dimensões, que congrega a maior parte das funções do automóvel, inclusivé o ar condicionado. Na consola central encontramos os três modos de condução – Eco, Normal e Sport.
O banco do condutor, elétrico é, juntamente com o de passageiro, aquecido, sendo que, atrás, o espaço é muito agradável para os restantes passageiros.
Dinamicamente, o elétrico e:Ny1 digere muito bem as irregularidades da estrada, mesmo com o centro de gravidade mais elevado. Sendo do segmento B é um citadino que, em nada se incomoda em visitar a estrada e autoestrada, com uma acústica muito bem trabalhada em que não se ressente dos ruídos aerodinâmicos e um comportamento ao estilo que a marca nos habituou: incisivo e envolvente!
Como qualquer modelo da marca a segurança foi tido em linha de conta, com o sistema Honda Sensing que incorpora todas as mais recentes tecnologias, que nos permitem ter os sensores de ângulo morto, deteção de saída de faixa de rodagem ou travagem de emergência.
A autonomia declarada é de 412kms, sendo que, em estrada, consegui valores de 340km sem qualquer cuidado na condução e AC ligado.
Preço final a partir de €54.000