fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Jeep aposta forte na eletrificação com dois híbridos plug-in

A Jeep estreia-se na eletrificação com uma aposta dupla, apresentando o Renegade 4xe e o Compass 4xe.

Os dois modelos, disponíveis a partir de Setembro, representam “a abordagem da marca a uma solução de propulsão híbrida plug-in capaz de otimizar a lendária destreza em todo o terreno da sua gama de SUV.”

De acordo com a Jeep, graças à tecnologia híbrida plugin, os novos modelos 4xe oferecem performances e dinâmica de condução melhores que nunca para um Jeep Renegade e Compass. São literalmente capazes de ’ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa’ (…). Simultaneamente, revelam-se ideais na condução do dia-a-dia em cidade”, com uma autonomia média de 50 km em modo exclusivamente elétrico.

Arquitetura 4xe

A arquitetura híbrida 4xe da Jeep integra três motores: o motor de combustão interna de 1 300 cm3, quatro cilindros, turbo, a gasolina, com potência de 130 ou 180 cv, e dois motores elétricos, o primeiro montado no eixo dianteiro, acoplado ao motor térmico, e o segundo no eixo traseiro, com 60 cv alimentado por um conjunto de baterias de iões de lítio de 11,4 kW. A potência combinada das duas fontes de energia é assim de 190 cv ou 240 cv, conforme as versões.

A capacidade 4×4 é assegurada pelo sistema de tração integral eAWD, através dos motores montados nos dois eixos. O sistema ‘Powerloop’, em que o motor elétrico dianteiro acoplado ao motor de combustão funciona como gerador de alta-tensão, fornecendo energia ao motor elétrico traseiro, assegura que a tração integral está disponível em permanência, até mesmo quando as baterias estão descarregadas.

Três modos de condução

O sistema dispõe de três modos de funcionamento – Híbrido, Elétrico e ‘E-save’. Em todos os modos de condução, o sistema de travagem regenerativa recupera energia durante as fases de condução passiva. O Renegade e o Compass 4xe funcionam em modo híbrido quando a bateria chega a um nível de carga mínimo, independentemente do modo selecionado.

Na condução em cidade, o condutor pode selecionar o modo de condução exclusivamente elétrico. Desta forma, pode aceder a áreas com restrições ao trânsito, pois o veículo utilizará o motor elétrico para fornecer potência às rodas traseiras, sem produzir emissões. Em modo exclusivamente elétrico, a autonomia média dos Renegade e Compass 4xe é de cerca de 50 km* e a velocidade máxima é de 130 km/h. O motor de combustão interna só é ligado em caso de aceleração forte ou quando o nível de carga da bateria é reduzido.

Fora da cidade, o condutor pode selecionar o modo ‘E-Save’ e maximizar a eficiência energética. A função passiva mantém a vida útil remanescente da bateria. Neste caso, o motor de combustão interna carrega a bateria através do motor-gerador elétrico montado no eixo dianteiro, mantendo a carga ao nível estabelecido. A segunda opção, ativa, usa o motor de combustão interna para carregar a bateria até 80%. Esta função é útil, por exemplo, quando o condutor se aproxima de uma cidade, para chegar ao centro com a bateria carregada e aí conduzir em modo exclusivamente elétrico.

Caso o condutor deseje aumentar a velocidade e a potência ou precise de mais tração, o sistema liga automaticamente o motor de combustão interna no eixo dianteiro, que impulsiona as rodas dianteiras, e transforma o veículo num eAWD, ou seja, um veículo de tração permanente que é também um híbrido. Nesta configuração – motor de combustão interna a trabalhar no eixo dianteiro e motor elétrico a trabalhar no eixo traseiro – as versões topo de gama S e Trailhawk 4xe conseguem oferecer até 240 cv e 200 km/h de velocidade máxima. Em termos de consumo de combustível, o modo híbrido maximiza a eficiência energética, consumindo aproximadamente 2 litros/100 km, com a bateria carregada.

O Jeep Renegade 4xe e o Jeep Compass 4xe são construídos na fábrica de Melfi da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), na região de Basilicata, em Itália, a primeira fábrica da marca de ciclo completo fora da América do Norte. O processo de desenvolvimento, nomeadamente da capacidade todo o terreno, teve também lugar no Centro de Testes de Arjeplog, na Lapónia sueca, durante o Inverno de 2019.

As encomendas do Renegade 4xe e do Compass 4xe abriram em julho na maior parte dos países europeus, estando disponíveis em Setembro em três níveis de equipamento – ‘Limited’, ‘S’ e ‘Trailhawk’, dois níveis de potência – 190 ou 240 cv. Segundo a Jeep, estarão também disponíveis diversos conteúdos tecnológicos e de segurança, funções novas de e-driving e soluções de carregamento públicas e domésticas, com a easyWallbox.

Especificações

Autonomia (motor elétrico): 50 km (ciclo NEDC2)

Motorização: 190 cv ou 240 cv (potência combinada); tração integral eAWD

Velocidade máxima: 130 km/h (elétrico); até 200 km/h (híbrido)

Transmissão: Automática, 6 velocidades

Desempenho: 0-100 km/h: 7.5 s

Consumo: 2 l/100 km (bateria carregada)

Emissões CO2: 50 g/km (ciclo NEDC2)

Bagageira: 330 l (Renegade); 420 l (Compass)

Show More