Numa competição como a Greenpower, onde a potência dos veículos é fixa pela organização, a performance destes é fortemente influenciada pelo seu desempenho aerodinâmico. É assim fundamental conceber um design arrojado e otimizado para tornar os nossos protótipos energeticamente eficientes, velozes e competitivos.
Para tal, o Departamento de Aerodinâmica da nossa equipa utiliza uma ferramenta digital de Dinâmica de Fluidos Computacional, ou CFD, que permite simular o escoamento do ar em torno do protótipo. Podemos, então, prever a influência do mesmo na ‘performance’ do veículo, conseguindo otimizar o design e desempenho aerodinâmico do mesmo.
O processo criativo por detrás da produção do monocoque reúne a experiência e o conhecimento dos membros que há mais tempo estão no PSEM, com a jovialidade dos membros novos, que entram na equipa com inúmeras ideias, muitas delas imprevisíveis, mas por vezes inovadoras. Após terem sido definidos os objetivos para a época corrente, cada membro tem liberdade para explorar as suas ideias e criar o seu design, sempre com o aconselhamento do coordenador do departamento.
A carroçaria que providenciar melhores resultados de resistência aerodinâmica (ou drag) e de downforce é a selecionada para ser estudada em detalhe no futuro, onde será analisada a distribuição de pressão no veículo, o campo de tensões viscosas e a esteira do mesmo. Todas as análises aerodinâmicas computacionais são realizadas com recurso ao StarCCM+, um software Siemens disponibilizado pela Cadflow.
O Departamento de Aerodinâmica tem a capacidade de se superar cada vez que produz um novo protótipo, algo que foi notório na produção do GP19. O GP17, o veículo anterior, foi projetado com o objetivo de reduzir a área frontal, por forma a minimizar o valor de resistência aerodinâmica. Para tal as rodas traseiras foram colocadas fora do monocoque, mas protegidas por cavas aerodinâmicas.
Durante o processo de produção do GP19, o design do veículo anterior foi revisto e concluiu-se que o facto das rodas do GP17 se encontrarem fora da carroçaria promovia a formação de uma grande esteira, o que leva a um aumento significativo do drag.
Desta forma, decidiu-se colocar as rodas traseiras do GP19 dentro do monocoque e, apesar de a área frontal resultante ser maior, este protótipo possui valores de resistência aerodinâmica duas vezes menores que o GP17 (cerca de 6 Newton ou 612 gramas-força), algo que melhora significativamente a performance do veículo.
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