O fabricante de pneus Hankook desenvolveu um modelo de pneus específico para veículos elétricos, o Ventus S1 evo 3 ev, que equipa agora o Porsche Taycan, o primeiro 100% elétrico do histórico fabricante alemão de carros desportivos.
Com as dimensões 225/55R19 XL 103Y no eixo dianteiro e 275/45R19 XL 108Y no eixo traseiro, os Ventus S1 evo 3 ev do Porsche Taycan possuem um conjunto de características técnicas desenvolvidas de forma a que o carro tenha um desempenho ótimo em diferentes condições.
O padrão de piso do Ventus S1 evo 3 foi adaptado, nesta versão ev, para reduzir o ruído dos pneus em cerca de três decibéis, importante em carros equipados com motores elétricos, mais silenciosos do que os movidos por motores de combustão interna. Por outro lado, para responder às exigências de desempenho dos carros elétricos desportivos, o pneu possui um talão reforçado – parte do pneu que se ajusta à jante – e elevada rigidez lateral, para uma condução precisa a altas velocidades.
Os engenheiros da Hankook afirmam ainda ter desenvolvido um processo de vulcanização que permite obter um composto mais equilibrado em termos de temperatura e pressão. Em comparação com um composto padrão, o Ventus S1 evo 3 ev dura até 30% mais tempo, tendo simultaneamente menos 13% de resistência ao rolamento e 5% mais resistência à abrasão, de acordo com informações da marca.
Segundo Moonhwa Hong, vice-presidente do departamento de desenvolvimento de equipamentos da Hankook, “com o desenvolvimento do pneu para o Porsche Taycan, a nossa equipa mudou para dimensões completamente novas e estamos orgulhosos do resultado. Para os engenheiros, este tipo de projetos de desenvolvimento representa um desafio especial, porque resolver os conflitos entre objetivos para otimizar os vários critérios de desempenho num veículo elétrico como este carro desportivo de elevado desempenho requer o mais elevado nível de conhecimento e as mais recentes tecnologias”.