O estúdio de arquitetura PAU – Practice for Architecture and Urbanism –, em colaboração com o The New York Times, revelou recentemente as imagens do projeto N.Y.C.: Not Your Car, um exercício que imagina as ruas de Manhattan, em Nova Iorque, sem carros, num cenário em que a circulação de automóveis estaria proibida, excetuando os veículos essenciais: transportes públicos, veículos de emergência, táxis, automóveis partilhados e serviços de paramobilidade.
Park Avenue e West 45th Street
Em Manhattan, mais de metade dos residentes não possui automóvel, e a maioria daqueles que o tem não o utiliza nas deslocações diárias casa-trabalho. Simultaneamente, em 1.6 milhões de pessoas que diariamente se deslocam a Manhattan para trabalhar, apenas 12% o faz em carro próprio.
Apesar destes números, mais de 1 384 dos cerca de 7 000 hectares de Manhattan são ocupados por infraestruturas destinadas a automóveis – estradas, lugares de estacionamento e garagens –, sendo clara a desproporção entre o número de utilizadores e o espaço necessário para os acomodar.
Adam Clayton Powell Jr. Boulevard
Além dos óbvios benefícios a nível da qualidade do ar – e consequentemente de saúde pública –, a proibição de circulação de automóveis privados em Manhattan permitiria reclamar grande parte destes espaços para usufruto das pessoas, dando origem a “uma cidade mais igualitária, ecológica e agradável, que recuperaria mais depressa da sua crise económica e de desigualdade porque (…) as ruas gerariam melhor saúde, maior resiliência climática, gestão de resíduos responsável e deslocações mais rápidas e agradáveis para trabalhadores essenciais (…)”.
Franklin D. Roosevelt East River Drive
Segundo os autores da proposta, a proibição dos automóveis privados permitiria reduzir o tráfego em Manhattan em 60%, e em 8% nos distritos adjacentes, resultando num sistema público de transportes mais rápido e eficiente, e na redução substancial dos tempos de deslocação para a grande maioria das pessoas.
Imagens: PAU