A Nissan apresentou o Ariya, o novo ‘crossover coupé’ elétrico da marca nipónica. Makoto Uchida, CEO da Nissan e Ashwani Gupta, COO, lançaram o modelo globalmente durante um evento transmitido ontem, 15 de Julho, em direto a partir do Pavilhão Nissan, em Yokohama.
O Nissan Ariya baseia-se fortemente no protótipo de nome semelhante apresentado no Salão Automóvel de Tóquio 2019. Este é o primeiro modelo de produção a representar a nova identidade da Nissan, abrindo caminho, de acordo com a marca, “para uma nova era automóvel onde a eletrificação, o acondicionamento otimizado da plataforma e a tecnologia de IA totalmente integrada do automóvel irão passar a ser características de série (…), numa empresa que se volta a concentrar nos seus principais pontos fortes, incluindo os automóveis eletrificados e SUVs”.
“Criámos o Nissan Ariya como resposta às aspirações e necessidades práticas dos clientes de hoje”, afirmou Makoto Uchida. “Combinando as nossas forças em VE e crossovers, o Ariya é uma demonstração da nova era de emoção e design da Nissan”.
Até 500 km de autonomia
O Nissan Ariya será lançado no mercado japonês em meados de 2021. Na Europa, estarão disponíveis duas configurações: tração dianteira e tração integral, com dois motores elétricos (versão e-4ORCE). Os clientes poderão também optar entre dois tipos de baterias: 63 e 87 kWh. Esta última, na versão e-4FORCE, está também disponível na variante Performance.
O Ariya contabiliza assim cinco versões distintas. A versão de tração dianteira e bateria de 87 kWh pode completar até 500 km com uma única carga (ciclo WLTP; sujeito a homologação).
Tecnologia
A Nissan equipará o Ariya com o seu melhorado sistema de assistência à condução, ProPilot Assist 2.0, que ajuda os condutores a manterem-se centrados na sua faixa de rodagem, a circularem no trânsito de para-arranca na cidade e a manterem a velocidade do automóvel e a distância em relação ao automóvel da frente, permitindo circular com as mãos fora do volante, em autoestrada.
Com os múltiplos sensores e associado ao sistema de navegação Navi-link, este sistema de apoio ao condutor pode ajudar a ajustar a velocidade do automóvel com base no limite de velocidade em cada troço ou auxiliar no ajuste da velocidade com base nas futuras condições da estrada, como o abrandamento suave antes de uma curva apertada.
Nissan concentra-se no futuro
A apresentação do Ariya marca o início do plano Nissan Next, a estratégia através da qual a marca nipónica procura ‘virar a página’ e centrar-se no futuro, estando previsto o lançamento de 12 novos modelos em 18 meses.
O Ariya marca também a revelação do novo logotipo da Nissan, que fez também a sua estreia mundial. “Simbolizando a dedicação da empresa à manutenção da inovação para novas gerações de clientes”, segundo a marca nipónica, o novo logotipo irá adornar os futuros modelos da Nissan à medida que estes forem apresentados ou atualizados.
A Nissan prevê que as vendas de VE e modelos eletrificados e-POWER alcancem mais de 1 milhão de unidades por ano até ao final de 2023. Até lá, a empresa tem como objetivo introduzir tecnologias de condução autónoma em mais de 20 modelos, dispersos por 20 mercados, além da venda de mais de 1,5 milhões de veículos equipados com estes sistemas.
Fonte: Nissan