fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Siemens Mobility fornece 30 comboios de alta velocidade à Deutsche Bahn

A Siemens Mobility foi a empresa selecionada pela Deutsche Bahn para reforçar a frota de médio-longo curso com 30 comboios de alta velocidade. Os novos comboios terão 440 lugares cada e uma velocidade máxima de 320 km/h, proporcionando maior conforto e conveniência aos passageiros, além de permitir menores emissões de CO2 nos transportes. O concurso foi lançado no final de 2019, para uma encomenda de mil milhões de euros.

Entre outras características, para os passageiros, as carruagens ICE4 apresentam uma solução inovadora nos vidros, que permite melhor recepção do sinal móvel e melhorar a produtividade no trabalho e lazer durante a viagem, tendo ainda espaços para transportar bicicletas. Além disto, têm sistemas que permitem uma maior eficiência energética e optimização dos custos operacionais, com elevada fiabilidade e disponibilidade. 

Para Roland Bush, Deputy CEO e membro do Conselho de Administração da Siemens AG, “a Siemens e a DB há muito que usufruem de uma parceria bem-sucedida. O requisito mais importante para a encomenda dos ICE foi a de ter os novos comboios nos carris com a máxima rapidez. Podemos fazer exatamente isso ao basearmo-nos na nossa plataforma Velaro, que já tem provas dadas”.

“Estamos a ajudar a Deutsche Bahn a implementar o seu plano geral para transformar o setor dos transportes da Alemanha. O objetivo é reduzir massivamente as emissões de CO2 enquanto ao mesmo tempo se atrai mais pessoas para o transporte publico”, acrescenta o responsável.

Richard Lutz, CEO da Deutsche Bahn AG, disse: “Hoje damos um grande passo para um sistema ferroviário sólido e sustentável: a nossa frota terá complementos topo-de-gama com os novos comboios ICE. A frota total da DB vai crescer 20% nos próximos anos. Apesar da procura ter tido uma acentuada queda devido à pandemia do coronavírus, tudo o resto está a favor de um transporte ferroviário a longo prazo, amigo do ambiente. É por isso que estamos comprometidos a crescer”. 

Manuel Nunes, CEO da Siemens Mobility em Portugal, comentou: “A aposta na ferrovia é uma decisão para o futuro. Os comboios inovadores e as infraestruturas ferroviárias modernas e inteligentes trazem vantagens a nível económico e ambiental que são fundamentais para o ‘novo normal’”.

Os comboios irão fazer as ligações entre Renânia do Norte – Vestfália e Munique, através da linha de alta velocidade existente. Os novos comboios irão aumentar a capacidade diária de transporte de passageiros em 13 mil lugares.

Esta encomenda assegura milhares de emprego e reforça a aposta na inovação feita no mercado alemão. Até 2026, estarão operacionais 421 comboios ICE com 220 mil lugares no sistema ferroviário alemão. Em complemento aos 30 comboios agora encomendados, há a opção de encomenda de 60 comboios adicionais.

Fonte: Siemens

Show More