fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Um Renault ZOE grátis para cada família

A Renault decidiu tornar Appy na primeira vila francesa 100% elétrica. Durante três anos, a marca vai emprestar um ZOE às onze famílias desta vila, para demonstrar que a mudança para o carro elétrico pode ser feita em qualquer lugar.

Appy, no departamento de Ariège, nos Pirinéus franceses, é um dos municípios mais isolados de França. A Renault quer provar que a mobilidade elétrica não está reservada aos centros urbanos e, por isso, as onze famílias – cerca de trinta habitantes – que residem em Appy vão ter à sua disposição um ZOE totalmente gratuito. A marca vai também instalar, em cada domicílio, um terminal de carregamento, além da estação pública instalada no centro da vila.

Durante três anos, os pynarols – nome dos habitantes locais – poderão experimentar a condução elétrica a bordo do seu novo ZOE, tendo como única contrapartida comunicarem à Renault as suas impressões sobre a utilização do modelo. Cada família assinou um contrato com a marca e, decorridos os três anos da experiência, os moradores de Appy terão opção de compra sobre os veículos. Os equipamentos permanecerão à sua disposição, nas respetivas casas.

A marca francesa já encontrou o slogan deste projeto: “Se é possível em Appy, é possível em qualquer lugar”. Com base no exemplo concreto deste remoto município dos Pirinéus, a Renault pretende romper com os lugares-comuns da mobilidade elétrica, e provar que os veículos elétricos podem ser utilizados com toda a segurança e comodidade no mundo rural, fora das grandes cidades.

O Renault ZOE é o automóvel elétrico preferido dos franceses, havendo já mais de 100 000 a circular em França. Prevê-se que este número aumente substancialmente nos próximos meses, com o plano de apoio ao setor automóvel anunciado pelo presidente Emmanuel Macron como um dos eixos da recuperação económica pós-pandemia de COVID-19, no valor de 8 mil milhões de euros.

Show More