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Hyundai Kauai Electric percorre 1026 km com uma única carga

Três Hyundai Kauai Electric estabeleceram o recorde de autonomia para automóveis elétricos. O desafio, conhecido como hypermiling, foi realizado no circuito EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha, com uma regra simples: cada veículo teria de percorrer mais de 1 000 km com um único carregamento.

Os três SUV sub-compactos totalmente elétricos da Hyundai pararam aos 1 018, 1 024 e 1 026 km. Em relação à capacidade da bateria de 64 kWh, cada valor individual representa outro recorde, uma vez que os consumos de energia – respetivamente 6,28, 6,25 e 6,24 kWh/100 km – foram inferiores ao valor padrão de 14.7 kWh/100 km determinado pelo procedimento WLTP para o modelo 100% elétrico da marca coreana.

Os Kauai Electric utilizados no teste eram veículos de produção em série quando chegaram a Lausitz, com uma autonomia WLTP de 484 km. Os três automóveis foram controlados, alternando os condutores durante os três dias de utilização, num total de 36 mudanças de condutor registadas. O sistema de assistência dos veículos permaneceu intocado.

Os técnicos da Hyundai tinham calculado uma autonomia teórica entre 984 e 1 066 km, para uma condução simulada à velocidade média de trânsito na cidade.

Apesar do uso do ar condicionado não ter sido proibido, nenhuma das três equipas correu o risco de utilizar o sistema, apesar da temperatura exterior de 29ºC, de forma a não prejudicar os resultados de autonomia. Pela mesma razão, os sistemas de entretenimento dos Kauai permaneceram desligados, sendo a energia disponível utilizada exclusivamente para a propulsão. Apenas a luz de condução diurna permaneceu ligada, de modo a cumprir com os requerimentos legais. Foram utilizados os convencionais pneus de baixa resistência Nexan Nfera SU1, no tamanho 215/55R17.

A velocidade média das equipas situou-se entre 29 e 31 km/h, uma velocidade reduzida já que o teste simula as condições típicas de trânsito na cidade, incluindo horas de ponta e semáforos, assim como o limite de velocidade de 30 km/h em áreas residenciais.

“Com este teste, o Kauai Electric demonstrou o seu potencial e eficiência como um SUV de estilo de vida ecológico,” afirmou Jürgen Keller, Diretor Executivo da Hyundai Motor Deutchland GmbH. “Isto prova a sua aptidão para o uso diário e mostra que, no que refere aos nossos veículos elétricos, a ansiedade relacionada à autonomia deve ser algo do passado.”

Na noite anterior aos testes, as os três Kauai Electric foram verificados e pesados, tendo sido também comparados os odómetros e selada a interface dos diagnósticos de bordo, bem como a aba de segurança sob os tablier e sobre a rampa de carga no para-choques dianteiro, para descartar qualquer manipulação do resultado.

No início da tarde do terceiro dia, os primeiros avisos dos EV apareceram no ecrã. Se a capacidade das baterias descesse para menos de 8%, o computador de bordo do Hyundai Kauai Electric recomendava que o veículo fosse trocado para uma fonte de energia. Se a capacidade restante da bateria caísse para apenas 3%, mudariam para o modo de emergência, com uma redução total da potência do motor. No entanto, este fator não pareceu afetar os condutores, e com 3% de capacidade residual, os veículos conseguiram mesmo assim percorrer cerca de 20 km.

De acordo com a Hyundai, uma outra descoberta importante efectuada durante este teste foi o facto de o indicador do nível de carga do Kauai Electric ser bastante fiável, fazendo a contagem decrescente das percentagens de acordo com o estilo de condução. A o%, o carro continua a conduzir durante vários metros, até ficar sem energia e parar finalmente com um pequeno puxão, porque o travão de estacionamento do elétrico é ativado por razões de segurança.

“A missão de autonomia mostrou-nos que as baterias de alta voltagem e a potência dos equipamentos eletrónicos do KAUAI Electric funcionam muito bem juntos”, afirma Juan Carlos Quintana, Responsável de Relações Públicas da Hyundai Motor Deutschland. “Também é significativo que os três carros de teste tenham alcançado quase o mesmo número de quilómetros. Isto representa uma dispersão de produção extremamente baixa.”

Fonte: Hyundai

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