A BYD iniciou recentemente as operações na sua terceira fábrica no Brasil, que é também a primeira fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio do país sul-americano.
Esta unidade fabril, localizada no Pólo Industrial de Manaus, no estado do Amazonas, dedica-se à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4 ) para instalação nos chassis de autocarros elétricos. Com investimento inicial de 15 milhões de reais (cerca de 2,3 milhões de euros), a fábrica, com 5 mil metros quadrados, vai fomentar o mercado de mobilidade elétrica no Brasil e, se necessário, permitir futuras expansões, de acordo com a marca chinesa.
A nova fábrica tem uma capacidade de produção até 18 mil módulos de baterias por ano. No primeiro mês de operações, setembro, está prevista a entrega dos primeiros 1 000 módulos.
“Com o nosso investimento, poderemos também estabelecer parcerias com as empresas interessadas em aperfeiçoar a eletrificação dos seus equipamentos”, disse Tyler Li, responsável máximo da BYD Brasil. “A nossa proposta é tornar popular e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no país.”
Segundo a BYD, esta sua nova fábrica é altamente automatizada, de forma a garantir a qualidade e a segurança do produto final. “Atualmente produzimos 48 módulos de bateria todos os dias. A operação é rápida e técnica, uma vez que aqui em Manaus temos a infraestrutura totalmente montada e automatizada para entregar as baterias com maior rapidez e segurança”, afirmou Li.
A cidade de São José dos Campos, localizada no interior do estado de São Paulo, será a primeira a receber as baterias produzidas no Brasil. Além de não poluentes, os autocarros elétricos que receberão as baterias produzidas na nova fábrica são significativamente mais económicos, com custos operacionais mais baixos do que os autocarros convencionais, a diesel. Em comparação com estes últimos, o custo da eletricidade necessária para carregar um autocarro equivale a apenas 25% do valor necessário para o reabastecimento de um veículo a diesel. Por outro lado, o número reduzido de peças dos veículos 100% elétricos reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao transporte convencional, com motores de combustão interna.
A BYD inaugurou a sua primeira fábrica no Brasil em 2015, para produzir chassis de autocarros elétricos, além de comercializar veículos elétricos e empilhadores em Campinas, também no estado de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda fábrica, para produção de módulos fotovoltaicos.
A BYD Brasil empresa 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro. O mercado latino-americano da BYD está a expandir-se rapidamente. Além do Brasil, a marca chinesa tem tido resultados importantes em vários países da região, nomeadamente Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai.