A Kia levantou ontem uma ponta do véu da sua estratégia global para os veículos elétricos, revelando um primeiro esboço de vários dos seus futuros veículos elétricos a bateria (BEV). Os detalhes da estratégia foram revelados por Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia, num evento realizado na fábrica de Hwasung, na Coreia.
A Kia pretende assumir uma posição de liderança no mercado global dos veículos elétricos, respondendo ao rápido aumento da procura deste tipo de automóveis à escala mundial. A marca irá lançar uma gama variada de BEV com plataforma dedicada, estabelecendo ao mesmo tempo parcerias com empresas de carregamento elétrico em todo o mundo, de forma a alcançar esse objetivo.
“Desde a introdução do nosso primeiro BEV de produção em série – o Ray EV –, em 2011, a Kia já vendeu mais de 100 000 automóveis dessa categoria à escala mundial”, salientou Ho Sung Song. “Desde então, começámos a lançar BEV para o mercado global e anunciámos planos para acelerar este processo nos próximos anos. Ao deslocarmos o foco do nosso negócio para a eletrificação, pretendemos que os BEV sejam responsáveis por 25% das nossas vendas globais totais em 2029”.
No contexto da sua estratégia ‘Plano S’, anunciada no início de 2020, a Kia pretende expandir a sua gama de BEV para onze modelos até 2025. Durante o mesmo período, a marca tem como objetivo que os veículos desse tipo atinjam 20% das suas vendas totais em mercados avançados, nomeadamente na Coreia, na América do Norte e na Europa. Sete BEV com plataforma dedicada, cujos esboços foram mostrados ontem, serão lançados até 2027.
O primeiro destes modelos, com o nome de código CV, será revelado em 2021. Será o primeiro BEV com plataforma dedicada da marca, destinando-se a diversos mercados. O novo modelo “oferecerá a mesma qualidade de produto e design apelativo que os outros automóveis Kia, com alta performance na condução e no carregamento”, de acordo com o comunicado da marca coreana.
‘Plano S’: transição para a eletrificação
Em janeiro passado, a Kia revelou a sua estratégia de médio/longo prazo, denominada ‘Plano S’, que estabelece os passos que a marca irá dar na transição do negócio para os BEV e para as soluções de mobilidade. A Kia mostra-se empenhada em assegurar uma posição de liderança nos veículos elétricos, à escala global, lançando modelos BEV com plataforma dedicada e inovando em áreas como a produção, a venda e os serviços.
A Kia Motors está a passar por um processo de transformação global, no sentido de implementar o ‘Plano S’. O modelo CV, a lançar em 2021, “incorporará a atitude da marca para com a inovação e a mudança, apresentando uma nova orientação de design que representa a transição para uma estratégia de negócio centrada nos veículos elétricos. A nova filosofia de design da marca abraça o progresso, a diversidade e uma rica composição de elementos contrastantes”.
De acordo com a Kia, a empresa está a inovar as suas práticas de planeamento, desenvolvimento e produção, de modo a corresponder ativamente às necessidades diversificadas dos seus clientes logo a partir da fase de planeamento de produto. Pretende corresponder à procura disponibilizando produtos diferenciados, com uma gama de modelos adequados para centros urbanos, viagens longas e condução orientada para a performance. Além disso, através da adaptação da nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), conseguirá oferecer modelos com os interiores mais espaçosos das respetivas classes.
A Kia Motors procura igualmente inovar as suas práticas de vendas nos veículos elétricos. A marca está a explorar a criação de serviços de subscrição, no sentido de oferecer aos seus clientes diferentes opções de compra, bem como programas de aluguer e leasing de baterias para veículos elétricos, para além de outros negócios relacionados com a chamada ‘segunda vida’ das baterias.
Ao mesmo tempo, a marca planeia expandir a sua infraestrutura global de após-venda para modelos elétricos. A Kia encara a expansão das infraestrutruras de carregamento elétrico como condição fundamental para a popularização dos veículos elétricos, e explora atividades que possam melhorar a acessibilidade dos condutores a estas infraestruturas de carregamento.
Na Coreia, a Kia vai reforçar as suas atividades de negócios que conduzam diretamente à construção de infraestruturas de carregamento. Numa primeira fase, terá como ponto de partida a sua rede atual de pontos de vendas, concessionários e oficinas naquele país, com o objetivo de chegar aos 1 500 postos de carregamento até 2030. Até 2021, o Hyundai Motor Group irá instalar 120 carregadores ultra-rápidos, distribuídos por centros urbanos e por doze autoestradas que ligam oito províncias na Coreia.
À escala mundial, a Kia está a implementar mais de 2 400 carregadores na Europa e cerca de 500 na América do Norte, em parceria com as suas redes de concessionários, planeando ainda continuar a aumentar a sua infraestrutura de carregamento, em linha com a expansão do mercado dos veículos elétricos.
A marca está também a procurar assegurar um leque abrangente de estruturas de carregamento para os seus clientes através de alianças estratégicas, começando pelo investimento, em setembro de 2019, na IONITY, empresa europeia especializada em carregamentos rápidos. A Kia procura ainda parceiros para investimento em estações de carregamento nos EUA e na China, com o objetivo de oferecer uma rede otimizada e adaptada às condições de cada mercado, reforçando a cooperação para a promoção de novas tecnologias de carregamento.
No sentido de apoiar os seus esforços de atingir uma posição de liderança no mercado dos VE à escala global, a Kia está envolvida numa colaboração ativa com os diversos governos e no estabelecimento de parcerias comerciais. Tendo criado uma nova start-up em julho deste ano, a Purple M – especializada no fornecimento de serviços de mobilidade elétrica personalizados com base em VE –, a Kia planeia ainda aumentar a sua colaboração com diversos organismos governamentais, tendo em vista a cooperação em várias áreas, nomeadamente a transição dos transportes públicos para a energia elétrica e a construção de infraestruturas de carregamento.
Fonte: Kia