A Kia acaba introduzir no mercado nacional a versão híbrida plug-in do crossover Kia XCeed. De acordo com a marca, é mais um passo fundamental na estratégia de eletrificação da Kia em Portugal.
Com uma autonomia máxima em modo elétrico de 59 km (urbano WLTP), o Kia XCeed PHEV chega ao mercado nacional com uma versão de lançamento denominada ‘First Edition’, limitada a cem unidades e com preço promocional de 34 490 euros, para clientes particulares. Destaca-se, igualmente, a campanha especial para empresas por 27 490 euros + IVA, com o atrativo suplementar do escalão mínimo de tributação autónoma de 5%.
O XCeed PHEV ‘First Edition’ alinha pelas versões de topo de equipamento oferecendo, de série, dotações como Rádio e Sistema Navegação com monitor tátil de 10,25” (compatível com Android Auto e CarPlay), painel de instrumentos digital SuperVision com ecrã de 12,3”, carregador de smartphone por indução, porta-bagagens inteligente, faróis full LED, luzes de máximos automáticas, câmara de estacionamento traseira, chave inteligente (acesso hands free), a par de equipamentos de segurança ativa, como assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal, entre outros.
Segundo a Kia, o XCeed PHEV mantém intacto o conceito de crossover utility vehicle (CUV), que combina o carácter prático de um SUV compacto com a arquitetura desportiva e a condução envolvente de um hatchback. Foi concebido como um projeto autónomo dentro da gama Ceed, um dos fatores que o torna único no mercado. De acordo com a marca coreana, os sinais de exclusividade são claros e demarcam este CUV de outras propostas cuja diferenciação se resume a detalhes estéticos: a carroçaria estilo coupé foi desenvolvida de raiz – apenas as portas dianteiras são herdadas das versões Hatchback e SW – ao mesmo tempo que a sua distância ao solo o coloca ao nível de muitos SUV, conferindo-lhe versatilidade. Entre os sinais do cuidado especial que a Kia teve neste modelo, conta-se igualmente a suspensão, com afinação exclusiva e batentes hidráulicos na dianteira, que permitem melhor absorção das irregularidades e, assim, maior conforto em pisos mais degradados, características que se mantêm nas unidades PHEV.
João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal, afirma: “A Kia é já uma das marcas com a maior gama ecológica em Portugal e a chegada do XCeed PHEV vem dar um impulso decisivo a esta estratégia, uma vez que combina todos os benefícios da tecnologia plug-in híbrida com o estilo de um SUV compacto, e que já lhe mereceu vários prémios nacionais e internacionais”. O Kia XCeed foi considerado ‘SUV Compacto do Ano’ em Portugal, no âmbito do Troféu Volante de Cristal.
“É uma proposta única, quer para particulares que procuram uma alternativa ao diesel ou gasolina convencionais, quer para as empresas que procuram maior eficiência da sua frota, e revela a aposta da Kia num futuro que prevemos auspicioso. Recordo que a Kia registou, no primeiro semestre deste ano, as melhores vendas de sempre em veículos híbridos e elétricos em Portugal, apesar da desaceleração global do mercado. Refletindo a robusta oferta da marca em diesel semi-híbridos (MHEV), híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos (VE), uma em cada quatro vendas da Kia no nosso país recaiu precisamente nas motorizações eletrificadas”, sublinhou João Seabra.
Motorização e transmissão
O sistema de propulsão do novo XCeed híbrido plug-in combina a bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh com um motor elétrico de 44,5 kW e um motor de combustão de 1,6 litros Kappa de 4 cilindros GDI (injeção direta de gasolina). Estes elementos garantem uma potência e um binário totais de 141 cv e 265 Nm, respetivamente, e permitem ao XCeed PHEV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos.
O sistema de propulsão é acompanhado por uma caixa de 6 velocidades de dupla embraiagem (6DCT), que possibilita ao condutor engrenar as mudanças, assegurando uma experiência de condução mais agradável do que outros veículos híbridos equipados com caixas de velocidades de transmissão eletrónica de variação contínua (e-CVT). Ao contrário dos híbridos com e-CVT convencionais, que convertem uma parte da potência oriunda do motor de combustão através do motor elétrico (o que resulta em perdas de potência devido à transformação da energia), o híbrido da Kia equipado com 6DCT permite a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, através da transmissão, com perdas mínimas de energia.
O XCeed PHEV está equipado com o Sistema de Som Virtual do Motor, que emite um som com um volume até 59 dBA quando em modo elétrico (a velocidades baixas ou em marcha-atrás), alertando assim os peões para a sua presença.
O equipamento de série inclui Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e o sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) da Kia, bem como a Vetorização de Binário por Travagem, que trava automaticamente as rodas interiores para diminuir a subviragem.
Equipamento
O XCeed PHEV First Edition surge equipado de série com um ecrã tátil de 10,25 polegadas para o infotainment e para o sistema de navegação. Criado especificamente para os novos modelos híbridos plug-in, este sistema de visualização incorpora novas funcionalidades, para ajudar os condutores a localizar pontos de carregamento nas suas proximidades, ou no percurso até ao seu destino. O ecrã também pode mostrar informações relevantes sobre o sistema de propulsão, como o nível de carga restante na bateria e gráficos de utilização de energia. Os utilizadores podem ainda usar o ecrã tátil para marcar as horas a que o seu veículo deve carregar quando ligado à tomada doméstica, o que lhes permite tirar partido do período em que o preço da energia é mais baixo. O sistema de infotainment está equipado com múltiplas ligações Bluetooth, que oferecem aos ocupantes a possibilidade de ligar dois dispositivos móveis em simultâneo.
O painel de instrumentos conta com elementos de visualização desenvolvidos em exclusivo para os sistemas de propulsão híbridos plug-in da Kia, e que permitem ver, por exemplo, o nível da carga restante, a autonomia prevista em modo exclusivamente elétrico e o fluxo de energia entre o conjunto da bateria, o motor de combustão e o motor elétrico. O novo e totalmente digital painel de instrumentos Supervision da Kia, de 12,3” de alta resolução, com 1920 x 720 pixéis, consistindo num só mostrador sem interferências visuais, que substitui os mostradores do velocímetro e do conta-rotações convencionais que atualmente encontramos nos veículos de passageiros da Kia.
O sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado ‘Driver Only’ (ativado através de um novo botão no tabliê) desativa instantaneamente a distribuição de ar para todas as saídas, exceto a que está mais próxima do condutor. Concebido para diminuir a retirada de energia da bateria por parte do sistema de ventilação, mantém ao mesmo tempo o condutor à temperatura desejada. Contrariamente aos sistemas de ventilação convencionais, o sistema ‘Driver Only’ da Kia não restringe o direcionamento do ar para certas saídas, reencaminhando-o para outras. Em vez disso, desliga as próprias ventoinhas, reduzindo assim a utilização da energia na fonte.
A gama de modelos Ceed foi desenvolvida de raiz para albergar novos sistemas propulsores híbridos, com uma estrutura concebida no sentido de albergar o conjunto da bateria do grupo motopropulsor. Com os seus 8,9 kWh, as baterias encontram-se sob o banco traseiro. Na sua versão híbrida plug-in, o XCeed oferece um espaço de bagageira de 291 litros, que pode aumentar até aos 1243 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além da bagageira e dos espaços de arrumação, existe um compartimento dedicado sob o piso da bagageira de cada um destes modelos destinado à arrumação do cabo de carregamento quando este não estiver a ser utilizado.
O novo XCeed híbrido plug-in é produzido na fábrica europeia da Kia em Zilina, na Eslováquia. Foi criado exclusivamente para a Europa, tendo iniciado agora a fase de comercialização, com garantia, de série, de sete anos ou 150 000 km.
Fonte: Kia