A REE Automotive é uma start-up israelita que desenvolve plataformas modulares e escaláveis para veículos elétricos, que se destacam por serem completamente planas, oferecendo assim total liberdade a nível de design, para criação de automóveis elétricos e veículos autónomos.
A empresa acaba de lançar um vídeo no qual apresenta três protótipos totalmente operacionais das suas plataformas EV, mostrando as suas duas inovações principais: o REEcorner, que integra todos os componentes tradicionais do veículo – direção, travagem, suspensão e motor – no arco da roda, e o REEboard, uma plataforma totalmente plana e modular.
De acordo com a REE, esta abordagem é económica e oferece vários benefícios aos clientes, incluindo liberdade no design do veículo, maior eficiência energética, maior eficiência produtiva, períodos de desenvolvimento mais curtos, compatibilidade com sistemas avançados de apoio à condução, manutenção reduzida e conformidade com os padrões globais de segurança.
No vídeo, a REE mostra, em pista, três das suas plataformas elétricas modulares: P1, P2 e P4. A plataforma P1, até 1,3 toneladas de peso bruto, está orientada para entregas last mile em centros urbanos. A plataforma P2, com capacidade até 2,5 toneladas, é projetada para o transporte de passageiros e cargas. Finalmente, a plataforma P4 oferece até 4,5 toneladas de peso bruto, capaz de suportar um veículo ligeiro convencional de passageiros ou mercadorias. As plataformas apresentadas no vídeo integram dois tipos diferentes de REEcorner.
Daniel Barel, co-fundador e CEO da REE, afirma: “os veículos elétricos, particularmente os veículos de entrega, têm presentemente grande procura, com fatores de crescimento que incluem as políticas regulatórias globais de emissões de carbono, juntamente com um boom do comércio eletrónico. Há também um rápido aumento na Mobilidade como Serviço. A nossa plataforma modular foi criada para revolucionar a mobilidade elétrica e, tal como hoje apresentamos, a viagem está bem encaminhada. A nossa plataforma oferece uma ‘tela em branco’ perfeita para os nossos clientes construirem veículos elétricos adaptados às suas necessidades, quer seja um veículo de entrega last mile totalmente autónomo, um autocarro urbano espaçoso mas compacto, ou um camião de entregas flexível, com maior capacidade de carga num espaço menor”.
Em agosto de 2020, a REE assinou um memorando de entendimento com a Mahindra, com vista ao estabelecimento de uma parceria estratégica para o desenvolvimento e produção, numa fase inicial, de até 250 000 veículos elétricos orientados para o mercado comercial. Este acordo vem na esteira de parcerias com outras multinacionais, entre as quais a Mitsubishi Corporation.
A tecnologia da REE ganhou também diversos prémios. Em 2020, a start-up israelita recebeu o Prémio Pioneer da BloombergNEF, o Prémio de Serviços de Eletrificação e Mobilidade ACES e uma Menção Honrosa no European Design Product. A empresa foi ainda nomeada como Empresa Tecnológica do Ano pela TU-Automotive, e Empresa Mais Inovadora do Mundo pela revista de negócios Fast Company.