A Galp inaugurou, no passado dia 11 de dezembro, o primeiro ponto de carregamento ultra-rápido para veículos elétricos na rede pública, sendo assim pioneira em Portugal. Situado no município de Oeiras – mais especificamente na Av. dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés – este novo ponto de carregamento da Galp marca um novo patamar a evolução dos carregamentos elétricos disponíveis no mercado português.
Com uma potência de 160 kW, o novo ponto ultra-rápido mais do que triplica a potência de carregamento máxima disponível até agora na rede pública. Passa agora a ser possível carregar 200 quilómetros de autonomia em apenas 14 minutos nos veículos com capacidade de potência mais elevada.
A inauguração deste ponto de carregamento marca o início de um projeto que levará a Galp a instalar, nos próximos meses, mais de vinte pontos de carregamento, entre rápidos e ultra-rápidos, no município de Oeiras.
“A mobilidade elétrica é já uma realidade pelo que estamos focados em assegurar que os condutores têm as infraestruturas de que precisam para que esta opção se torne ainda mais viável, segura e confortável. Para além do aumento do número de pontos de carregamento nos nossos postos, temos vindo a expandir para outros espaços que permitam uma maior proximidade e facilidade de acesso ao carregamento elétrico pelos nossos clientes”, contextualizou a administradora da Galp, Sofia Tenreiro.
Este será um dos movimentos que levará a rede GalpElectric a atingir até ao final do ano 800 pontos de carregamento, tornando-se na maior rede em Portugal. Com mais de 50% dos carregadores rápidos do país, a rede GalpElectric ultrapassará o milhar de pontos de carregamento em 2021.
A Galp foi pioneira da mobilidade elétrica em Portugal, tendo também instalado, em 2010, o primeiro Ponto de Carregamento Rápido no mercado nacional.
Fonte: Galp