A Iveco Bus anunciou que os veículos de serviço urbano movidos por energias alternativas – sem motores diesel – e com piso rebaixado representaram mais de três quartos da produção da marca, em 2020, registando um novo recorde.
Os autocarros urbanos movidos a gás natural, por um sistema híbrido-elétrico ou em configuração 100% elétrica representaram mais de 77% da produção, um crescimento de 17% relativamente ao ano de 2019. Os modelos movidos a gás natural registaram o seu maior crescimento, com um em cada dois autocarros a recorrerem a este tipo de energia. A produção de veículos intercidades Crossway Natural Power duplicou, representando 10% da produção.
Com vista a respeitar as regras ambientais estritas definidas para os mercados europeus, onde a Iveco Bus tem grande implantação, a marca disponibiliza várias soluções de transporte, onde se incluem o gás natural comprimido, a compatibilidade com biometano e soluções elétricas, para ambiente urbano, suburbano e interurbano.
De acordo com a Iveco Bus, os autocarros a gás natural são 100% compatíveis com biometano recuperado de resíduos orgânicos. O gás natural é um combustível particularmente atrativo em termos de cumprimento de objetivos ambientais, quer no campo das emissões poluentes, quer no que diz respeito a poluição sonora, porque a emissão de partículas finas é próxima de zero e as emissões de NOx reduzidas em mais de um terço. Isto resulta numa redução dos gases de efeito de estufa até 95%, e os níveis de ruído são reduzidos para metade.
A Iveco Bus está também envolvida na área da mobilidade sem carbono, tendo desenvolvido famílias de veículos híbridos-elétricos e totalmente elétricos, com gamas Hybrid, E-Way e In-Motion Charging.
Os híbridos estão disponíveis em versões de 12 ou 18 metros e equipados com a funcionalidade ‘Arrive & Go’, percorrendo até cerca de 60 metros, à chegada e à partida dos pontos de paragem, bem como nos semáforos, em modo puramente elétrico.
A 100% elétrica E-Way, está disponível em dois designs, quatro comprimentos – 9,5, 10,7, 12 e 18 metros – e três modos de carregamento possíveis: durante a noite, na garagem; através de pantógrafo (ascendente ou descendente); recarregamento misto de forma a responder às necessidades de autonomia de cada operador.
A versão In-Motion Charging combina as linhas elétricas superiores com uma bateria de bordo. Os veículos carregam enquanto circulam sob os cabos superiores. Conseguem, igualmente, percorrer uma distância entre 25 a 40% da linha alimentados apenas pela bateria.
Fonte: Iveco Bus