A Mazda anunciou que se tornou no primeiro construtor de automóveis a integrar a eFuel Alliance, uma aliança que reúne organizações que apoiam a implementação e a promoção dos e-combustíveis (combustíveis ecológicos ou e-fuels) e o hidrogénio, neutros em CO2, como forma de reduzir as emissões no setor dos transportes.
A eFuel Alliance reúne empresas e associações de diferentes setores – indústria automóvel, aviação e transportes marítimos, indústria química, produção de energia, entre outros –, atuando como grupo de interesse para promover a aceitação política e aprovação regulatória da produção industrial de combustíveis líquidos sintéticos a partir de energias renováveis.
Juntamente com a eFuel Alliance e os seus membros, a Mazda afirma apoiar a implementação de um mecanismo que tenha em conta a contribuição dos combustíveis renováveis e com baixo teor de carbono, na redução das emissões dos automóveis de passageiros, e que também contribua para o processo de tomada de decisões, num momento em que a União Europeia se prepara para rever a legislação comunitária em matéria de ambiente e alterações climáticas.
Wojciech Halarewicz, vice-presidente de Comunicação e Relações Públicas da Mazda Motor Europe, afirmou: “Como indústria, temos de reduzir as emissões tanto quanto possível. Para o efeito, não devemos ignorar nenhuma das vias disponíveis ao nosso alcance. As emissões de gases com efeito de estufa e as alterações climáticas são, por natureza, uma questão global e complexa, requerendo uma abordagem integrada. (…) Acreditamos que, com o investimento necessário, os e-fuels e o hidrogénio, ambos neutros em CO2, irão dar um contributo credível e real para a redução das emissões, não só nos automóveis novos, como também no parque automóvel já existente. Isto abriria uma segunda e mais rápida via para alcançar a neutralidade climática no setor dos transportes, em conjunto com o progresso da eletrificação. Dado que, no final deste ano, a UE irá rever a sua regulamentação sobre normas de CO2 para carros de turismo e veículos comerciais, esta é a oportunidade para garantir que a nova legislação permita que, tanto os veículos elétricos como os veículos que funcionam com combustíveis neutros em CO2, possam contribuir para os esforços dos fabricantes de automóveis em termos de redução de emissões”.
Ole von Beust, diretor da eFuel Alliance, acrescentou: “O principal objetivo da eFuel Alliance consiste em apoiar e impulsionar a compreensão das políticas de protecção do ambiente, que assegurem uma concorrência leal entre diferentes tecnologias. Os próximos dois anos serão decisivos, uma vez que a Comissão Europeia irá rever as principais regulamentações no domínio da política climática. Estas deverão incluir um mecanismo na legislação automóvel que reconheça a contribuição que os combustíveis com baixo teor de carbono podem dar para alcançar os objetivos de redução de emissões. Será, por isso, crucial juntar grupos e organizações interessadas em todos os setores envolvidos. É por isso que antecipamos que a Mazda, fruto da sua longa história no campo da inovação automóvel, será um forte parceiro da eFuel Alliance”.
A Mazda tem sido defensora de uma abordagem multi-soluções, combinando diferentes tecnologias como forma de reduzir as emissões de dióxido de carbono. A marca nipónica afirma que a eletrificação é um pilar-chave no âmbito desta estratégia multi-soluções – até 2030, todos os veículos Mazda serão eletrificados –, mas reitera que muitos veículos irão continuar a ter um motor de combustão interna. Assim, a par da eletrificação progressiva da gama, a Mazda promete apostar também na melhoria da eficiência dos propulsores convencionais, na promoção de combustíveis renováveis e em ferramentas digitais que maximizem a eficiência dos consumos.
Fonte: Mazda