A Peugeot Portugal Iniciou a receção de encomendas para o 508 Peugeot Sport Engineered, um novo híbrido plug-in que é o automóvel de série mais potente de sempre construído pela marca francesa.
Este é primeiro automóvel desenvolvido pela nova divisão de elevada performance da Peugeot, orientada para “um novo tipo de desempenho através da construção de máquinas cuja potência elétrica permite criar novas sensações e experiências de condução”, de acordo com a marca.
Disponível em versão berlina ou stationwagon (SW), o 508 Peugeot Sport Engineered conta com um grupo motopropulsor com uma potência máxima de 360 cavalos e com 520 Nm de binário. O motor a gasolina PureTech de 200 cavalos é apoiado por um motor elétrico dianteiro com 81 kW (110 cavalos) de potência máxima, acoplado a uma caixa de oito velocidades automática eletrificada (EAT8), e por um motor elétrico traseiro com uma potência máxima de 83 kW (113 cavalos).
Apresenta valores de desempenho inéditos num automóvel Peugeot: acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e recupera de 80 até 120 km/h em 3 segundos. Cumpre o primeiro quilómetro após arranque parado em 24,5 segundos, e tem uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Estão disponíveis cinco modos de condução: Eletric, 100% elétrico, com uma autonomia máxima de 46 quilómetros (WLTP); Confort, modo híbrido com suspensão suavizada; Hybrid, o modo híbrido convencional; Sport, que disponibiliza a potência máxima e atua sobre a direção, o amortecimento e o mapeamento do pedal do acelerador; e 4WD, para situações de aderência precária.
Em complemento ao sistema de tração integral, o 508 Peugeot Sport Engineered está equipado com os sistemas de ajudas à condução disponíveis na gama 508, nomeadamente night vision, regulador de velocidade adaptativo com função Stop&Go, ajuda à manutenção na via de circulação e travagem automática de urgência.
A bateria de 11,8 kW pode ser carregada em menos de sete horas numa tomada doméstica convencional, em quatro horas numa tomada reforçada de 16 A, e em menos de duas horas com uma wall box de 32 A.
O 508 Peugeot Sport Engineered destaca-se ainda pelos diversos elementos de estilo específicos, além da menor altura ao solo, dos discos de travões dianteiros com 380 milímetros de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões, e das jantes de 20 polegadas.
Homologada segundo o protocolo WLTP com um nível de emissões de 46 gramas de CO2/km, equivalente a 2,03 l/100 km, os 508 Peugeot Sport Engineered, berlina e SW, mantêm ainda os mesmos volumes de habitáculo e de bagageira das versões térmicas correspondentes.
Em Portugal, a versão berlina custa 68.885 euros, e a versão SW é proposta por 70.355 euros. A chegada das primeiras unidades acontecerá no próximo mês de maio.