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Continental desenvolve pneu pensado para eletrificados

A Continental iniciou a produção de um novo tipo de pneu para ligeiros de passageiros, com um novo código de índice de carga – HL–, que têm uma capacidade de carga mais elevada do que a correspondente XL, para a mesma pressão de enchimento.

O fabricante alemão de pneus prevê uma procura crescente, por parte dos construtores automóveis, de pneus com o novo código HL, para darem resposta ao maior peso dos veículos elétricos e híbridos, assim como a volumetria e potência. Estes veículos mais pesados têm possibilidades limitadas, no que diz respeito a dimensões alternativas com maior capacidade de carga, uma lacuna que o novo pneu HL pretende colmatar.

Na parede lateral, os produtos com a nova capacidade extra de carga apresentam o código HL antes do tamanho – como, por exemplo, ‘HL 245/45 R 19 101 Y XL’. A capacidade de carga extra deste pneu HL situa-se nos 825 quilogramas (índice de carga 101), o que equivale a um aumento de 10% em relação à familiar norma XL, de 750 quilos (índice de carga 98).

Os pneus para veículos de passageiros com este tamanho, construídos segundo a norma SL, adequados para muitos carros, inclusive modelos de gama média, inclusive, podem suportar uma carga máxima de 670 quilogramas (índice de carga 94), o que faz com que a capacidade de carga dos novos pneus HL cerca de um quarto mais elevada do que os pneus normais.

De acordo com a marca alemã, o aumento da capacidade de carga e, ao mesmo tempo, o cumprimento dos requisitos dos construtores automóveis exigiu o desenvolvimeto de uma série de novas tecnologias, tanto na construção dos pneus, como nos materiais. “Estávamos a lidar aqui com conflitos de desempenho que precisavam de ser resolvidos a um nível muito elevado”, explicou Stefan Habicht, encarregado do projeto de desenvolvimento do novo pneu. “Em termos de construção, reforçámos o talão e melhorámos e a geometria do pneu para reduzir o ruído pneu/estrada. Ao mesmo tempo, otimizámos o composto do piso. Como resultado, conseguimos alcançar uma boa eficiência na poupança de combustível, assegurar um controlo da direção preciso e manter a durabilidade no seu elevado nível habitual”.

A Continental está atualmente a produzir os primeiros pneus da nova norma HL para automóveis novos mas, no futuro, estarão também disponíveis no mercado de substituição.

Fonte: Continental

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