A DS Automobiles lançou em Portugal o novo DS 9, uma berlina posicionada no topo da gama da marca francesa, comercializada exclusivamente na versão híbrida plug-in E-Tense.
O novo DS 9 E-Tense está equipado com um sistema de motorização que alia um motor a gasolina PureTech 1.6, sobrealimentado, a um motor elétrico, debitando uma potência combinada de 225 cavalos e disponibilizando 360 Nm de binário máximo.
Acoplado à caixa automática de oito velocidades, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cavalos) e um binário máximo de 320 Nm. O sistema híbrido aciona o motor elétrico em várias ocasiões, nomeadamente no arranque do automóvel, quando o condutor pressiona mais o acelerador – por exemplo, nas ultrapassagens – e, evidentemente, no modo de condução elétrico de emissões zero, com velocidade limitada a 135 km/h. O modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque, de forma a maximizar a eficiência
Este modo é complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Já o modo E-Tense Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor elétrico, ajustando o curso do pedal do acelerador, o regime de passagem da caixa de velocidades, a assistência da direção e a resposta da suspensão, controlada eletronicamente.
Naturalmente, o DS 9 E-Tense utiliza um sistema de regeneração de energia que recupera energia cinética para a bateria nas fases de desaceleração e travagem. O sistema possui uma função ‘B’ que aumenta o poder de desaceleração – e recuperação – do motor elétrico. Por seu turno, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria, programáveis através do computador de bordo, para cumprir determinadas secções do percurso no modo puramente elétrico quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou zonas de emissões reduzidas.
Com uma bateria de 11,9 kWh, a autonomia do DS 9 E-Tense em modo puramente elétrico é de 56 quilómetros (WLTP). O consumo em ciclo misto é de 1,5 l/100 km, com emissões de 33-34 g/km de CO2. O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos. Um cabo do tipo Modo 2, de 8 A, é fornecido de série.
Com 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e jantes de 690 milímetros de diâmetro, o DS 9 assenta numa nova versão da arquitetura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma distância entre eixos inédita nesta plataforma, beneficiando os passageiros que viajam no banco traseiro, em matéria de espaço e conforto.
A oferta do novo híbrido plug-in DS 9 E-Tense no mercado português divide-se em dois níveis de equipamento, Performance Line + e Rivoli +. O equipamento de série é vasto: todos os DS 9 E-Tense possuem, por exemplo, a suspensão ativa DS Active Scan Suspension, alerta de desvio de trajetória com correção automática de direção, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento e câmara traseira, sistema de faróis DS Active LED Vision, bancos dianteiros aquecidos com comando elétrico (memórias no do condutor), sistema de acesso e arranque sem chave, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de informação e entretenimento com Mirror Link e navegação conectada, e jantes em liga leve de 19 polegadas.
O sistema DS Active Scan Suspension recorre a uma câmara dianteira para ‘ler’ da estrada, sensores de nível, acelerómetros e sensores do grupo motor/caixa para registar os movimentos e preparar o amortecimento de cada roda em função das imperfeições do piso. Esta ação combinada resulta, de acordo com a DS, em maior segurança e tranquilidade em andamento, propiciando maior conforto.
O DS Drive Assist do novo DS 9 E-Tense permite uma condução semiautónoma de Nível 2. A velocidade é controlada em função do tráfego, e o sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 no centro na sua faixa de rodagem. Utilizável até aos 180 km/h (dependendo da legislação de cada país), o sistema controla a velocidade e a direção, com a supervisão permanente do condutor. A gestão da velocidade é assumida pelo programador de velocidade adaptativo. Entre outras funções, o sistema controla automaticamente a condução em congestionamentos de tráfego, seguindo o veículo da frente no ‘pára-arranca’ sem necessidade de intervenção do condutor.
Por comparação com a Performance Line +, a versão Rivoli + oferece adicionalmente de série o sistema de alerta de cansaço do condutor DS Driver Attention Monitoring, sistema de posicionamento na faixa de rodagem, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem, e sistema de climatização tri-zona, entre outros equipamentos.
A gama do novo DS 9 E-Tense em Portugal contempla ainda quatro interiores diversos. É comercializado com preços a partir de 59.100 euros.
Fonte: DS Automobiles