A NAU – plataforma para o ensino e formação online dirigido a grandes audiências –, um serviço da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), está a promover dois cursos na área da sustentabilidade.
O curso ‘O Futuro das Cidades, os Cidadãos e a UE’ é ministrado pelo INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, em parceria com a FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais e com o IN+ Center for Innovation, Technology and Polcy Research/Instituto Superior Técnico.
Para a conclusão do curso estima-se uma duração de 3 horas e cada participante gere o seu tempo de forma autónoma e flexível, uma vez que o curso está disponível online em permanência. Os formandos que concluirem o curso receberão um certificado digital de participação.
Este curso, que decorrerá em formato 100% online, é gratuito. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 30 de junho.
Para Pedro Barbosa Cabral, gestor do projeto NAU, “As smart cities são uma realidade cada vez mais próxima, e na Europa já estão a ser dados passos neste sentido. Com o curso que promovemos em parceria com a INA, os cidadãos portugueses, e nomeadamente o poder local, poderão preparar-se para o processo de integração europeia, não esquecendo o clima, uma vez que este também é o foco!”.
A formação irá focar os desafios existentes numa cidadania ativa, tanto local como europeia, e como contribuir para a consolidação da construção de cidades inteligentes e verdes, tendo em conta que uma das missões do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro da UE para a investigação e a inovação, e das linhas do Pacto Ecológico Europeu é a aposta em cidades inteligentes e com impacto neutro no clima. Este curso de formação online oferece a possibilidade de conhecer o conceito de cidade inteligente, a estratégia europeia nesta matéria e o papel que a Administração Local pode desempenhar, no contexto da integração europeia, para o aprofundamento da cidadania e para a construção de um futuro de cidades inteligentes e verdes.
Em parceria com a Universidade Aberta, a NAU promove também um outro curso, denominado “Educação para a Sustentabilidade”. Vocacionado para docentes do ensino pré-escolar, básico/secundário e público generalista, esta formação tem como principal finalidade ensinar a desenvolver planos de implementação de projetos de Educação para a Sustentabilidade, permitindo colocar em prática ações para alterar comportamentos, no sentido da adoção de práticas pró-ambientais e sustentáveis.
O curso ‘Educação para a Sustentabilidade’ tem a duração de 39h, num modelo por módulos, com conteúdos que irão sendo divulgados ao longo do tempo, geralmente de semana a semana. No final do curso os participantes poderão ser reconhecidos com um certificado de conclusão do curso – que será atribuído após conclusão com sucesso de pelo menos 2 das 3 e-atividades disponibilizadas ao longo dos tópicos, avaliadas pelos pares de acordo com orientações específicas; ou através da creditação formal do curso (1,5 créditos ECTS) – que envolve um trabalho adicional e o pagamento de uma taxa (80 euros).
As inscrições estão disponíveis no site da NAU, para professores do ensino pré-escolar, básico e secundário (todos os grupos disciplinares), assim como para todos os interessados na temática que pretendam implementar projetos de educação para a sustentabilidade em qualquer contexto educativo.
Após a conclusão do curso, os participantes estarão capacitados para identificar e debater a relevância dos principais conceitos associados e das metodologias de educação para o desenvolvimento sustentável, seguindo as recomendações, políticas e estratégias internacionais e nacionais da área; caracterizar os principais eixos de atuação em educação para a sustentabilidade em qualquer contexto formal e não formal bem como a nível de educação/ formação; e, por fim, desenvolver uma proposta para um projeto de educação para a sustentabilidade.
Para Pedro Cabral, este curso “é uma verdadeira mais-valia, dada a atualidade e importância da temática. A sustentabilidade do planeta é um problema real e mundial e cabe a todos zelar pela mesma. Com as recomendações e estratégias internacionais e nacionais da área abordadas durante o curso, existirão mais trunfos para combater a inatividade ou desconhecimento sobre o tema”.
Fonte: NAU