fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Condutores do novo Fiat 500 vão ser recompensados pelos quilómetros percorridos

A equipa de e-Mobility da Stellantis e a start-up britânica de tecnologia verde Kiri Technologies acabam de lançar a iniciativa Kiri, um projeto inovador centrado no novo Fiat 500, o citadino 100% elétrico da marca italiana.

O projeto foi revelado numa conferência virtual realizada simultaneamente em três locais – Talent Garden, e-Village no Green Pea, em Turim, e a partir do habitáculo do Novo 500, tendo contado com a participação de Cristiano Fiorio, diretor de Marketing e Comunicação na Europa; Gabriele Catacchio, diretor do Programa e-Mobility; e Giorgio Neri, diretor do Lançamento Comercial do Novo 500 e de e-Mobility Fiat.

‘Kiri’ é o nome japonês dado à Paulownia, árvore que absorve dez vezes mais CO2 do que qualquer outra planta: um só hectare destas árvores contrabalança cerca de 30 toneladas de CO2 por ano, o equivalente às emissões produzidas por trinta veículos durante o mesmo período.

Os três gestores da Stellantis ilustraram a iniciativa Kiri, começando no local de co-working no Talent Garden, com Cristiano Fiorio: “O Talent Garden é um ‘caldeirão’ de novas ideias, reino de profissionais especializados em alta tecnologia digital. Foi aqui que começou a viagem da e-Mobility através da inovação e onde descobrimos a Kiri Technologies, que conquistou a nossa atenção com uma ideia muito simples e inovadora: recompensar os comportamentos das pessoas que respeitam o ambiente. Combinar esta ideia com as características do Novo 500, o nosso porta-estandarte de inovação tecnológica e mobilidade elétrica, surgiu naturalmente”.

O conceito subjacente ao projeto consiste em recompensar os clientes do Novo 500 pelo estilo de condução ambientalmente mais consciente, premiando-os com criptomoedas conhecidas como KiriCoins, naquilo que é “um exclusivo e inovador exemplo para o setor automóvel”.

A bordo do 500, Gabriele Catacchio ofereceu uma explanação mais aprofundada: “Queremos apoiar os comportamentos respeitadores do ambiente dos nossos clientes e recompensá-los com exclusivos benefícios. Simplesmente conduzindo o Novo 500, conectado e equipado com o novo sistema de infoentretenimento, pode-se acumular KiriCoins numa carteira virtual mostrada na app Fiat. São carregados, na nuvem Kiri, dados de condução, como distância e velocidade, que são automaticamente convertidos em KiriCoins, usando um algoritmo desenvolvido pela Kiri. O resultado é descarregado diretamente para o smartphone do utilizador e as KiriCoins podem ser utilizadas para comprar produtos e serviços no marketplace da Kiri”.

Na usual condução em cidade, um quilómetro equivale a cerca de uma KiriCoin, em que cada KiriCoin corresponde a dois cêntimos de euro. Assim, com uma quilometragem anual em cidade de 10.000 quilómetros, é possível acumular o equivalente a 150 euros, um incentivo para os condutores do Novo 500 que respeitam o ambiente ao evitarem emissões de CO2 para a atmosfera.

A Kiri Technologies é uma start-up fundada no Reino Unido em 2020 por Mauro Di Benedetto, Luca Rubino e Kai Schildhauer com a missão de acelerar a adoção de comportamentos sustentáveis. Com o lema “Think Big. Act Green”, a Kiri afirma que pretende estimular a mudança e acelerar a adoção de comportamentos respeitadores do ambiente. A nova KiriCoin promove atitudes ecológicas: quanto mais sustentáveis forem os comportamentos, mais se lucra.

No futuro, esta iniciativa poderá ser alargada para recompensar também comportamentos sustentáveis noutros setores, como aquisição de energia renovável e produtos e alimentos orgânicos. O objetivo é criar uma comunidade de pessoas com uma atitude ambiental mais consciente, recorrendo a um programa de fidelização que incentiva um estilo de vida sustentável. O Novo 500 pode, assim, ser considerado o primeiro passo neste novo sistema que recompensa não a compra, mas sim os comportamentos sustentáveis.

Para explicar como as KiriCoins podem ser convertidas em produtos e serviços prontos a utilizar, Giorgio Neri participou na conferência via web a partir da e-Village, o showroom dedicado à mobilidade sustentável criado pela Stellantis no Green Pea (o primeiro retail park ecológico do mundo), recentemente inaugurado em Turim. Neri explicou: “Para apoiar um programa tão inovador e ambicioso como o Kiri, era realmente preciso um carro como o Novo 500. Com estatuto de objeto de culto, este ícone conectado tornou-se um projeto de mobilidade para recompensar os seus clientes com criptomoedas que podem ser gastas num específico marketplace respeitador do ambiente, formado por empresas do mundo da moda, dos acessórios e do design, todas com uma fervorosa crença na sustentabilidade”.

Para incentivar ainda mais a utilização do Novo 500, são oferecidas recompensas extras aos condutores que conseguirem a mais elevada eco:Score, funcionalidade dos Uconnect Services que pontua o respetivo estilo de condução numa escala de 0 a 100, para ajudar a otimizar o consumo de energia em tempo real. Os clientes dos principais mercados europeus com mais elevada pontuação terão acesso a ofertas adicionais de grandes empresas parceiras, como a Amazon, Apple, Netflix, Spotify Premium e Zalando.

Fonte: Stellantis

Show More