A Volvo Car Portugal anunciou a chegada ao mercado nacional do novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca sueca.
O XC40 Recharge 100% elétrico, equipado com dois motores para tração integral, debita uma potência total de 300 kW (408 cavalos), acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 78 kWh garante uma autonomia de 418 quilómetros (WLTP), carregando 80% da carga total em 40 minutos (carregamento rápido CC até 150 kW em condições ideais).
A versão elétrica do XC40 mantém as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso na história recente da marca sueca. “As raízes do design escandinavo são baseadas na clareza visual e na redução dos elementos. O XC40 é um excelente exemplo disso. O seu design arrojado é instantaneamente reconhecido e agora está ainda mais moderno na sua versão elétrica. Sem a necessidade de incluir uma grelha frontal, fomos capazes de criar uma frente ainda mais limpa e moderna enquanto a ausência de tubos de escape faz o mesmo na retaguarda. Este será o caminho que iremos seguir à medida que avançamos cada vez mais na eletrificação da gama”, declarou Robin Page, líder de Design da Volvo Cars.
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Ponto de honra da marca sueca, a Volvo destaca, antes de mais, a segurança do novo SUV compacto elétrico, sobretudo face aos desafios que se colocam com a retirada do motor de combustão interna. O novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico foi construído com base nos “excelentes níveis de segurança do XC40 original”, tendo a estrutura frontal sido contudo redesenhada e reforçada para acomodar a ausência de um motor central.
Para manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura, com a bateria a ser agora protegida por uma safety cage (‘gaiola de segurança’) integrada na estrutura do automóvel. A retaguarda foi também reforçada.
A localização da bateria no solo da viatura permite baixar o centro de gravidade e minimizar o risco de capotamento, e a motorização elétrica foi integrada na estrutura, para uma melhor distribuição das forças de colisão fora da cabine.
Em termos de sistemas de segurança ativa, o modelo também apresenta novidades. Além de um conjunto vasto de sistemas de segurança e apoio à condução – Slippery Road Alert, Lane Keeping Aid, City Safety, Blind Spot Information System, Hill Start Assist, Hill Descent Control–, este é o primeiro automóvel da Volvo equipado com a plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer. Esta plataforma ADAS integra um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos – localizados na grelha frontal, que já não é necessária para funções de refrigeração – e poderá receber desenvolvimentos adicionais que servirão de base para a introdução de tecnologia de condução autónoma.
No interior do habitáculo do XC40 Recharge 100% elétrico, existe uma interface nova, desenhada para modelos elétricos, e detalhes de design como, por exemplo, os tapetes em material reciclável.
Construído com base na plataforma CMA – Compact Modular Architecture, desenvolvida com vista à eletrificação, o pack de baterias está integrado no solo do automóvel, não afetando o espaço interior, mantendo assim as características de funcionalidade, espaço de bagagem e arrumação interior do XC40. A marca sueca realça o espaço nas portas e debaixo dos assentos, o gancho para transporte de sacos e a caixa de lixo amovível no espaço central, além do inédito espaço de carga localizado na frente do veículo, com cerca de 30 litros de capacidade.
Com a introdução do XC40 Recharge 100% elétrico, a Volvo redesenhou também o sistema de infotainment. A marca foi a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um sistema powered by Android, incluindo as aplicações Google Assistant, Google Maps e Google Play Store. Segundo a Volvo, o sistema “oferece uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva e novos serviços e tecnologia Google”. Ao mesmo tempo, o XC40 Recharge 100% elétrico é o primeiro modelo da Volvo que recebe atualizações over-the air do seu sistema operativo.
“Estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiência que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de atualizações, desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão atualizado como outros produtos digitais”, afirmou Henrik Green, Chief Technology Officer da Volvo Cars.
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O primeiro modelo elétrico da Volvo é disponibilizado em duas versões: Twin Plus, a partir de 57.150,74 euros, e Twin Pro, desde 61.106,42 euros. As duas versões estão também disponíveis para renting, a partir de, respetivamente, 800 e 850 euros.
Fonte: Volvo