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2ª vida para as baterias elétricas da Volvo

2ª vida para as baterias elétricas da Volvo

A Volvo Cars anunciou, recentemente, que pretende tornar-se uma economia circular até 2040. Nesse sentido, as peças serão desenvolvidas de modo a poderem ser reutilizadas, minimizando assim a necessidade de produzir novos materiais e de extrair recursos finitos com vista à eliminação do desperdício.

A novidade da empresa sueca passa agora pela intenção de dar uma 2ª vida às baterias dos automóveis elétricos, que ao serem usadas em aplicações de armazenamento de energia fora dos automóveis, acreditam ser possível obter novos fluxos de receita e economias de custos ao mesmo tempo que se estende o ciclo de vida das mesmas.

Para isso, a Volvo Cars aliou-se a parceiros, para investigar o potencial das aplicações de 2ª vida para as suas baterias de alta voltagem. 

Um destes exemplos é a colaboração com a BatteryLoop que, em conjunto com a Volvo usam baterias de automóveis elétricos Volvo para um sistema de armazenamento de energia movido a energia solar. Esse sistema irá alimentar, a partir deste mês, estações de carregamento para automóveis e bicicletas elétricas no centro de negócios da Essity, uma empresa do ramo da higiene e saúde.

Por outro lado, a Volvo Cars, a Comsys AB (empresa sueca de tecnologia limpa) e a Fortum (empresa europeia de energia) estão envolvidas num projeto, em que as baterias dos automóveis híbridos plug-in da Volvo servirão como uma unidade de armazenamento de energia estacionária, ajudando a fornecer os chamados serviços de “balanceamento rápido” para o sistema de energia.

Através destes e de outros projetos, a Volvo Cars está a investigar a forma como as baterias envelhecem quando reutilizadas em utilizações menos agressivas. Estes projetos permitem obter também mais conhecimento sobre o valor comercial das baterias após a sua utilização nos automóveis identificando possíveis fontes de receita futuras.

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