fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Matrycs em Portugal para melhorar a eficiência energética dos edifícios

O projeto europeu Matrycs dispõe de 4,5 milhões de euros para estabelecer as melhores práticas para a digitalização do setor energético e testar ferramentas inovadoras em diferentes países da União Europeia. O objetivo é acelerar a transição energética e, assim, garantir a sustentabilidade dos edifícios europeus. O projeto integra onze projetos-piloto em vários países comunitários.

O Matrycs tem como objetivo capitalizar e combinar os avanços tecnológicos nas áreas de Inteligência Artifical e big data para desenvolver novas soluções de análise de dados e processos de tomada de decisões para edificios energeticamente eficientes. A longo prazo, o projeto permitirá a formulação de políticas mais efetivas e apoiará a criação e exploração de serviços inovadores através da utilização de uma ampla variedade de dados, para um funcionamento seguro e eficiente dos edificios.

Em Portugal, a Coopérnico (cooperativa portuguesa de energias renováveis e coordenadora do Matrycs em Portugal) vai lançar o seu projeto no final de 2021, que irá envolver 850 cidadãos no desenvolvimento de soluções focadas em facilitar a instalação de novos sistemas de produção fotovoltaica, reduzir os consumos elétricos e encontrar sinergias entre membros de comunidades locais.

De acordo com Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico, “As entidades e pessoas envolvidas vão partilhar dados de consumo elétricos com os parceiros do projeto, que irão transformá-los em informações e dicas para reduzir os consumos dos prédios”. A Coopérnico irá, ainda, acompanhar o desenvolvimento de novos serviços, desde a definição das necessidades até o envolvimento dos utilizadores finais.

Até 2023, o projeto ambiciona analisar mais de 350 TB (terabytes) de dados provenientes de mais de 60 fontes diferentes de dados para, no fim, facilitar a descarbonização de toda a cadeia de valor dos edifícios, incluindo cidadãos, PME e governos locais.

Show More