O Lightyear One é um veículo elétrico solar com um alcance de 725 quilómetros e até três vezes mais eficiente, em termos energéticos, do que os veículos elétricos atualmente existentes. Prevê-se que esteja disponível no mercado até o final deste ano.
O veículo pode ser carregado diretamente por energia solar, através de painéis instalados no tejadilho, diminuindo as emissões de CO2 e as necessidades de carregamento e maximizando, assim, a eficiência. Uma hora de exposição solar permite carregar energia suficiente para 12 quilómetros e, dependendo do tipo de utilização, o Lightyear One pode circular durante meses sem necessidade de carregamentos convencionais.
Há 8 anos que a Bridgestone colabora com a Eindhoven Technical University e as pessoas por trás da Lightyear, depois do veículo ter sido lançado durante o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3.000 quilómetros pelo outback australiano.
Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, afirma: “Estamos particularmente felizes em ver esta colaboração entre a Bridgestone e a Lightyear, duas empresas que partilham uma visão de mobilidade sustentável”.

O Lightyear One
Para apoiar o seu desempenho único e melhorar ainda mais a sua eficiência, a Lightyear procurou pneus de atrito reduzido e leves, de forma a preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental.
Neste sentido, a Bridgestone desenvolveu os pneus Turanza Eco, com engenharia personalizada para o Lightyear One, combinando pela primeira vez o seu revolucionário ENLITEN leve e as tecnologias ologic, que reduzem o peso através do uso de menos matérias primas ao longo do processo de produção.
Como resultado, os pneus Turanza Eco são projetados para aumentar o alcance, tendo havido também uma redução geral de 3,6 quilogramas (cerca de 10%) no peso de pneus por veículo, sem comprometer o desgaste da quilometragem e aderência.
Pela primeira vez, os pneus Turanza Eco contam com uma marcação EV da Bridgestone, aplicada a pneus feitos sob medida para VE. Esta marcação indica que os pneus passaram por um processo de teste rigoroso para receber a aprovação dos fabricantes de automóveis. Como resultado, esses pneus suportam as características exclusivas dos veículos elétricos e correspondem aos requisitos do fabricante quanto à autonomia da bateria, controlo do veículo e vida útil do pneu.
A Bridgestone também utilizou sua tecnologia Virtual Tire Development, que permite a modelagem precisa do desempenho de um pneu sem ter que o produzir fisicamente e testá-lo, economizando até 40.000 km em testes. Isto vai ao encontro dos objetivos da empresa em comprometer-se com uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030 e materiais 100% sustentáveis até 2050. Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, reconhece ainda que “as parcerias estratégicas são fundamentais para atingir estes objetivos”.