A EVIO, Electrical Mobility, com sede em Matosinhos, lançou recentemente uma aplicação para telemóvel que permite aos utilizadores de veículos elétricos efetuarem carregamentos Ad Hoc em qualquer posto da rede Mobi.E, sem que haja necessidade de efetuar um contrato com um comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica. A app elimina também a necessidade de um cartão físico para proceder ao carregamento.
De acordo com a EVIO, esta nova funcionalidade permite que um utilizador efetue carregamentos na rede Mobi.E de forma instantânea, sem ter de esperar que lhe seja enviado um contrato para assinar e ter de o devolver acompanhado de uma autorização de débito na sua conta bancária, e depois ainda aguardar pelo envio de um cartão físico.
A App EVIO permite, nomeadamente: i) efetuar carregamento Ad Hoc na rede Mobi.E; ii) simular o custo final de um carregamento em qualquer posto de carregamento e consultar o respetivo detalhe das componentes de tarifário, iii) através de um comparador, selecionar vários postos de carregamento e comparar os respetivos tarifários e custo total de um carregamento independentemente das métricas de faturação dos mesmos; iv) consultar os pontos de interesse que se encontram junto de um posto de carregamento; (v) efetuar um planeamento de rota de forma inteligente, tendo em consideração a carga da bateria, a capacidade de carga, o veículo e os postos de carregamento disponíveis no percurso; entre outros. Para além destes serviços, o utilizador tem também à sua disposição outros mais básicos à semelhança do que encontra atualmente no mercado.
Carlos Teixeira, presidente da EVIO, afirma que a marca “irá continuar a inovar e a apresentar soluções disruptivas no setor da mobilidade elétrica, conforme previsto no seu road map e processo de expansão internacional. Prova disso é a recente aposta da União Europeia em entrar como acionista na empresa através do EIT Urban Mobility”.
A nova aplicação possibilita ainda aos utilizadores consultarem o seu consumo de forma agregada e detalhada, independentemente do local onde carregam, seja no trabalho, em casa ou na rua, desde que os postos estejam ligados à rede Mobi.E.
Luís Barroso, presidente da MOBI.E, felicitou a EVIO por este lançamento: “os esforços que a MOBI.E tem vindo a desenvolver em conjunto com os agentes de mercado vão no sentido de tornar a rede Mobi.E cada vez mais apelativa e com soluções simples e fáceis de usar por todos os utilizadores. Esta nova funcionalidade vem colmatar uma necessidade do mercado que afetava essencialmente utilizadores esporádicos de veículos elétricos, como turistas e estrangeiros”.
A app pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store ou Apple Store.