O fabricante chinês NIO vai expandir-se para a Europa, começando com o lançamento dos seus veículos elétricos na Noruega.
Desde a sua fundação que a NIO tem ambições globais mas, no entanto, deparou-se com as dificuldades que envolvem colocar um carro elétrico no mercado e, por isso mesmo, concentrou-se em acelerar as coisas na China. Nesta altura é reconhecida como um dos melhores fabricantes de automóveis EV no seu país de origem.
Poucos anos depois de ter começado as vendas na China, a empresa alcança agora o mercado europeu. Este ano começarão a comercializar o SUV elétrico. No próximo ano seguir-se-á o novo ET7.
Além de trazer estes veículos para a Noruega, a NIO também anunciou o seu plano de infraestruturas para o mercado, começando com lojas, centros de serviços, estações de carregamento e estações de troca de baterias.
O primeiro centro de serviços e de entrega da NIO em Oslo será inaugurado em setembro. Em 2022, a sua rede de serviços pós-venda expandir-se-á em todo o país. Para oferecer aos utilizadores uma experiência de serviço premium na Noruega, a NIO fornecerá serviço móvel e serviços de recolha e entrega de automóveis.
A NIO também trará seu sistema holístico de carregamento e troca de baterias para o país escandinavo. A empresa chinesa pretende estabelecer um mapa de carregamento na Europa e apresentar as suas primeiras quatro estações NIO Power Swap. Até o final de 2022, a NIO estima ter estações de troca de bateria na Noruega em cinco grandes cidades e principais eixos rodoviários.
Apesar da empresa não ter referido, espera-se que a empresa alargue as suas atividades a outros mercado europeus num futuro próximo.