A Solid Power, líder na indústria de baterias de estado sólido para veículos elétricos, anunciou uma ronda de investimento, de Série B, de cerca de 106 milhões de euros, liderada pelo Grupo BMW, Ford Motor Company e Volta Energy Technologies. A Ford e o Grupo BMW também expandiram os acordos de desenvolvimento conjunto existentes com a Solid Power para garantir baterias de estado sólido para futuros veículos elétricos.
O investimento possibilita à Solid Power iniciar a produção de baterias em grande escala, bem como o aumento da produção de material associado e ainda a expansão das capacidades de produção interna para futura integração de veículos. O Grupo BMW e a Ford pretendem utilizar a tecnologia de bateria de estado sólido de baixo custo e alta densidade energética da Solid Power nos próximos veículos elétricos.
Doug Campbell, CEO e cofundador da Solid Power afirma que a “BMW e a Ford agora partilham posições de liderança na corrida de veículos elétricos movidos a bateria de estado sólido” e acrescenta que, por sua vez, “a Solid Power planeia começar a produzir baterias em escala automobilística na linha de produção piloto da empresa no início de 2022, como resultado do compromisso contínuo dos nossos parceiros com os esforços de comercialização da Solid Power”.
A Solid Power demonstrou a sua capacidade na produção de baterias de estado sólido de última geração, projetadas para fornecer energia a veículos elétricos de maior autonomai, com um custo menor e mais seguras, usando a infraestrutura existente de fabrico de baterias de ião lítio.
Ted Miller, gerente de Subsistemas de Eletrificação e Pesquisa de Fornecimento de Energia da Ford reconhece que “a tecnologia de bateria de estado sólido é importante para o futuro dos veículos elétricos e é por isso que investimos diretamente”, acrescentando que “ao simplificar o projeto de baterias de estado sólido versus baterias de ião lítio, seremos capazes de aumentar a autonomia do veículo, melhorar o espaço interior e o volume de carga, entregar custos mais baixos e melhor valor para os clientes”.
Esquema ilustrativo das diferenças entre uma bateria de ião lítio convencional, com eletrólito líquido, e uma bateria de estado sólido
A Solid Power está a produzir atualmente baterias de estado sólido de 20 amperes-hora (Ah) na linha de produção contínua da empresa, que utiliza exclusivamente processos e equipamentos de produção de ião lítio, padrão da indústria.
Tanto a Ford quanto o Grupo BMW receberão células de 100 Ah em escala real para testes de qualificação automobilística e integração de veículos a partir de 2022. A tecnologia de plataforma de estado sólido da Solid Power permite a produção de designs de células exclusivos que devem atender aos requisitos de desempenho de cada parceiro automotivo. Os designs de células verdadeiramente sólidas da Solid Power atingem densidades de energia mais altas, são mais seguros e devem custar menos do que as células de bateria de íon-lítio de melhor desempenho disponíveis atualmente.