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Novos ferries elétricos da Transtejo com tecnologia ABB

O gigante da eletrónica ABB conseguiu um contrato com o construtor naval espanhol Astilleros Gondán para fornecer uma solução de energia para os ferries elétricos de passageiros que irão operar no rio Tejo, em Lisboa.

Os dez novos ferries serão operados pela companhia pública de ferry-boats Transtejo em três rotas principais que ligam Lisboa a Cacilhas, Seixal e Montijo na margem sul do Tejo, e entrarão em serviço entre 2022 e 2024. Cada ferry de 40 metros transportará até 540 passageiros e terá uma velocidade máxima de 17 nós.

Para além do armazenamento de energia, a ABB fornecerá uma solução de energia elétrica e um sistema integrado de automação marítima e de propulsão. 

Cada ferry será alimentado por conjuntos de baterias com uma capacidade total de 1.860 kWh. O sistema de distribuição de energia da ABB a bordo da rede DC assegura que a saída da bateria é entregue aos subsistemas do ferry da forma mais otimizada. 

A configuração geral de potência é controlada pelo Sistema de Gestão de Energia da ABB, que foi concebido para aumentar a tolerância a falhas e fornecer um elevado grau de fiabilidade, assegurando ao mesmo tempo o máximo tempo a vida útil das baterias.

A ABB estima que a conversão dos ferries de diesel em energia totalmente elétrica elimine cerca de 6.500 toneladas de emissões de CO2 por ano. 

Dados do Maritime Battery Forum indicam que mais de 130 ferries movidos a bateria já estão em funcionamento em todo o mundo e que mais 90 estão em encomenda. Nos últimos nove meses, a ABB anunciou projetos de ferries totalmente elétricos com a P&O Ferries, Washington State Ferries e a Busan Port Authority na Coreia do Sul.

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