fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Opel Vívaro-e HYDROGEN: elétrico plug-in com pilha de combustível

A Opel revelou o seu novo veículo comercial elétrico que permite reabastecimentos rápidos: o Opel Vivaro-e HYDROGEN.

Este é um veículo elétrico plug-in equipado com pilha de combustível, que garante capacidade máxima de transporte de 6,1 metros cúbicos (a mesma das versões com motor diesel ou motorização elétrica a bateria), permitindo o reabastecimento com hidrogénio feito em apenas três minutos, sensivelmente o mesmo tempo necessário para abastecer um veículo convencional com motor de combustão. A autonomia é superior a 400 quilómetros (WLTP1). O Vivaro-e HYDROGEN estará disponível em dois comprimentos de carroçaria: 4,95 e 5,30 metros e conta com duas portas deslizantes.

Michael Lohscheller, CEO da Opel, defende que “o hidrogénio pode vir a ser o elemento central de um futuro sistema energético integrado e eficiente, livre de combustíveis fósseis”.

Com a pilha de combustível capaz de debitar uma potência de 45 kW, o Opel Vivaro-e HYDROGEN consegue assegurar uma condução contínua em autoestrada, enquanto a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, colocada debaixo dos bancos dianteiros, disponibiliza a potência máxima quando esta é necessária, por exemplo, nos arranques e durante as fases de aceleração.

O conceito plug-in com pilha de combustível do Vivaro-e HYDROGEN permite a integração do pack das células de combustível junto com o motor elétrico de tração no compartimento sob o capô dianteiro do veículo de produção. Para além disso, a bateria do Vivaro-e BEV (Battery Electric Vehicle) é substituída por três depósitos de hidrogénio de 700 bar de pressão. Graças a uma eficiente utilização do espaço, a versão elétrica alimentada a bateria transforma-se num veículo comercial ligeiro elétrico, com pilha de combustível, sem ser necessário realizar quaisquer modificações na carroçaria e sem qualquer influência no volume de carga disponível, que é de 5,3 a 6,1 m3, ao mesmo tempo que a capacidade de carga útil sobe para 1100 kg.

A bateria recebe, igualmente, energia proveniente da travagem regenerativa, enquanto a tecnologia plug-in oferece a possibilidade de carregar a bateria externamente se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, providenciando 50 quilómetros de autonomia.

O Vivaro-e HYDROGEN vai ser produzido pela Opel Special Vehicles, em Rüsselsheim. A entrega das primeiras unidades a clientes de frota está agendada para o próximo outono.

Show More