fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Lamborghini lança o primeiro 100% elétrico em 2025

A Lamborghini tem sido reticente em entrar na realidade da eletrificação, mas está finalmente a mudar a sua posição, tendo agora anunciado um modelo totalmente elétrico. 

Durante muito tempo, o fabricante italiano de supercarros rejeitou a ideia de que os veículos elétricos a bateria pudessem ser uma opção viável para carros de alto desempenho. No entanto, depois de outras marcas terem lançado supercarros totalmente elétricos, a Lamborghini anunciou finalmente um plano de eletrificação, confirmando que terá um carro totalmente elétrico na segunda metade da década.

O percurso de transição começará com uma linha híbrida até 2024 e com uma meta interna definida de menos 50% de emissões de CO2 até o início de 2025.

A Automobili Lamborghini apresentou o plano “Direzione Cor Tauri” (Em direção à Cor Tauri), um percurso para a descarbonização e eletrificação de futuros modelos Lamborghini. Ao longo do processo de eletrificação do produto, a Lamborghini concentrar-se-á continuamente na identificação de tecnologias e soluções que garantam o melhor desempenho e uma dinâmica de condução que corresponda fielmente à tradição da marca.

O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, anunicou que o “plano de eletrificação é um plano recente, necessário no contexto de um mundo em mudança radical, onde queremos dar a nossa contribuição, continuando a reduzir o impacto ambiental por meio de projetos concretos”.

O processo de eletrificação do projeto Cor Tauri dar-se-á em três fases, sendo que é na segunda que se iniciará a transição híbrida (no final de 2024): em 2023 a Lamborghini lançará o seu primeiro carro de produção da série híbrida e, no final de 2024, toda a linha estará eletrificada. 

Na terceira fase sairá o primeiro Lamborghini totalmente elétrico, na segunda metade da década. Tal como na fase anterior, a inovação tecnológica também será orientada para garantir um desempenho notável e posicionar o novo produto no topo do seu segmento. É assim que a Lamborghini vê o culminar desta sua jornada: Cor Tauri, a estrela mais brilhante da constelação para a qual aponta o percurso da empresa, é representada por um quarto modelo totalmente elétrico.

O programa da Lamborghini para 2030 começa com uma visão holística da estratégia de sustentabilidade da empresa: uma abordagem integrada que abrange o produto e as instalações em Sant’Agata Bolognese, das linhas de produção aos escritórios. A área de 160.000 metros quadrados alcançou a certificação de CO2 neutro em 2015, que foi mantida mesmo depois de o local de produção ter duplicado de tamanho nos últimos anos. Além da redução das emissões de CO2, a proteção do meio ambiente, a sustentabilidade na cadeia de fornecimento, a atenção aos colaboradores e a responsabilidade social corporativa fazem também parte da estratégia da marca italiana.

Show More