fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Daimler Truck e Shell impulsionam camiões com pilha de combustível

A Daimler Truck e a Shell New Energies são parceiras na missão de impulsionar a adoção de camiões com pilha de combustível à base de hidrogénio na Europa. 

As empresas planeiam apoiar a descarbonização do transporte rodoviário, construindo uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio e colocando camiões com pilhas de combustível nas mãos dos clientes.

A Shell pretende inicialmente lançar uma rede de reabastecimento de hidrogénio, unindo três centros de produção de hidrogénio verde no porto de Roterdão, Colónia e Hamburgo. A partir de 2024, a Shell pretende lançar postos de abastecimento para veículos pesados ​​entre os três locais e a Daimler Truck entregará os primeiros camiões ​​a hidrogénio aos clientes, posteriormente, em 2025.

O plano passa por expandir continuamente um corredor de carga de hidrogénio, que cobrirá 1.200 quilómetros até 2025, a fim de entregar 150 postos de abastecimento de hidrogénio e cerca de 5.000 camiões pesados ​​Mercedes-Benz com pilha a combustível até 2030.

A Shell e a Daimler Truck tencionam fornecer a rede de infraestrutura ideal de hidrogénio, projetando a rede com base nas necessidades do cliente e nos padrões de uso. Ambas as empresas convidam outros parceiros para se juntar aos seus esforços.

Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, firma que “a Shell e a Daimler Truck estão convencidas de que os camiões movidos a hidrogénio serão a chave para o transporte neutro em CO2 no futuro”. 

Tanto a Daimler Truck como a Shell são membros fundadores do recém-lançado consórcio H2Accelerate e consideram o grupo um veículo-chave para apoiar a implementação do transporte movido a hidrogénio na Europa. A Daimler Truck e a Shell permanecem comprometidas com o consórcio e pretendem trabalhar por meio da H2Accelerate para viabilizar seus planos de implantação na próxima década. Nas palavras de Martin Daum: “com esta colaboração entre dois grandes players do setor, somos os pioneiros a abordar a questão do que deve vir primeiro: infraestrutura ou veículos. A resposta é que ambos devem andar de mãos dadas e estamos entusiasmados com este passo importante”.

Show More