fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Principal fábrica da Volvo atinge a neutralidade carbónica

A Volvo Cars deu um passo importante no seu plano de tornar a sua rede mundial de produção ambientalmente neutra até 2025, com a principal fábrica da marca, em Torslanda, na Suécia, a atingir um impacto de carbono neutro. 

Esta é a segunda fábrica da Volvo neutra em carbono, uma vez que a fábrica de motores em Skövde, também na Suécia, já tem esse estatuto desde 2018.

Javier Varela, diretor de operações e qualidade na Volvo, garante: “Pretendemos ter a nossa rede produtiva mundial totalmente neutra em 2025 e hoje damos um sinal de que estamos determinados em consegui-lo e que estamos a trabalhar para reduzir o nosso impacto no meio ambiente”.

Para a Volvo Cars, uma fábrica totalmente neutra para o clima não regista nenhum aumento líquido na emissão de gases que produzem efeito estufa como resultado da utilização de eletricidade e do sistema de aquecimento que utiliza.

Esta fábrica em Torslanda tem vindo a ser alimentada por fontes de eletricidade neutra desde 2008 e agora tem também um sistema de aquecimento neutro, uma vez que metade da sua origem provém de biogás, enquanto a outra metade tem a sua fonte de energia no sistema de aquecimento municipal obtido através de calor industrial desperdiçado.

Para além de se tornar neutra em termos ambientais, esta fábrica procura também reduzir a quantidade de energia que utiliza: em 2020 registou-se uma poupança anual de energia de quase 7.000 megawatt-hora (MWh), um montante igual à utilização energética anual de mais de 450 habitações familiares. Nos próximos anos a fábrica pretende aumentar ainda mais a sua eficiência.

O plano ambiental da Volvo Cars vai além da eliminação das emissões de escape através da eletrificação total dos automóveis que produz. Engloba também a eliminação das emissões de carbono das operações produtivas da empresa e da sua cadeia de fornecedores, procurando incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais, abraçando assim, uma economia circular na sua totalidade.

Show More