A segurança de todos e as principais novidades do mercado nacional, em termos de mobilidade híbrida e elétrica, marcaram a edição de 2021 do ECar Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que esteve patente no antigo Centro de Recolha da Carris do Arco do Cego, de sexta-feira, dia 28, até domingo, 30 de maio.
O evento recebeu mais de 4.600 visitantes e, de acordo com a organização, se fosse dada nota ao evento, esta seria certamente um ‘Bom’, sobretudo tendo em conta os condicionalismos resultantes da pandemia de COVID-19.
Durante o certame estiveram presentes 35 marcas, todas dedicadas à mobilidade descarbonizada, sendo que várias apostaram no ECar Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, para apresentarem as principais novidades do mercado, tendo algumas sido estreias absolutas.
O Citroën Ami, o Opel Mokka-e e o Audi e-tron GT foram algumas das novidades apresentadas no ECar Show 2021
Para José Oliveira, diretor do certame, “este é mais um bom exemplo de como não só as marcas automóvel apostam e acreditam no ECar Show, enquanto espaço seguro para lançarem as suas novidades. Recordo que, por exemplo, que tivemos uma dezena e meia de novidades absolutas no mercado automóvel nacional”.
Essas novidades, aliadas a um espaço seguro, fizeram com que os números de visitantes superassem as melhores expectativas. “Tínhamos consciência de que o público ainda está reticente a participar neste tipo de eventos e que a situação sanitária que a área de Lisboa atravessa ainda está longe de ser a ideal e, por isso, as nossas previsões quanto ao número de visitantes eram cautelosas”, declarou o diretor do ECar Show, que acrescenta que “mesmo assim, superamos as melhores previsões. Tivemos 4.631 visitantes e realizamos mais de 500 acções no Test Drive Galp”.
Além dos números atingidos, José Oliveira realça ainda que “notámos que o perfil do visitante se alterou. Tivemos menos visitas ‘aleatórias’, digamos assim, e tivemos visitantes mais qualificados, que vinham à procura de produtos específicos e de respostas para dúvidas que não conseguem encontrar noutros locais”.
O locutor e apresentador Pedro Fernandes foi uma das caras conhecidas que marcaram presença no evento
Juntamente com o ‘último grito’ da mobilidade automóvel, foi também apresentado no ECar Show o programa V2G, que permite aos condutores de veículos elétricos ganharem dinheiro com os carregamentos. Atualmente, a Galp está a liderar um projeto pioneiro nos Açores para testar a tecnologia. Assente numa lógica descentralizada de fluxos de energia bidirecionais, a tecnologia V2G permite que um carro elétrico carregue a sua bateria ou, em alternativa, que descarregue essa mesma bateria para fornecer energia à rede elétrica. O projeto em curso está a testar uma frota de 10 veículos elétricos da Eletricidade dos Açores e já permitiu injetar na rede cerca de 13,4 MWh, energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.