O Grupo Renault e a Plug Power Inc., líder mundial em soluções a hidrogénio e pilha de combustível, acabam de lançar a HYVIA, uma joint-venture de mobilidade, especificamente para a área do hidrogénio.
Esta parceria centrar-se-á, inicialmente, em veículos comerciais, uma vez que estes requerem grandes autonomias e tempos de reabastecimento reduzidos, as pilhas de combustível a hidrogénio são uma solução energética vantajosa.
Para Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, “esta parceria integra todo o ecossistema de mobilidade a hidrogénio, num formato inovador, do automóvel às infraestruturas e aos serviços ‘chave na mão’ para os clientes”.
A tecnologia de hidrogénio da HYVIA complementa a tecnologia E-TECH da Renault, aumentando a autonomia dos automóveis até aos 500 quilómetros, com um tempo de recarga de apenas três minutos. Estas vantagens são particularmente adaptadas à utilização dos automóveis comerciais, ao mesmo tempo que respondem aos desafios legislativos, que visam a descarbonização dos centros urbanos.
Os três primeiros automóveis equipados com pilha de combustível (a versão Van e Chassis Cabine para transporte de bens e para o transporte de passageiros um ‘miniautocarro’ urbano), lançados sob a égide da HYVIA, serão baseados na plataforma do Renault Master.
Os veículos chegarão ao mercado europeu no final de 2022, sendo acompanhados pelo lançamento de estações de abastecimento e pelo fornecimento de hidrogénio verde.